terça-feira, 19 de novembro de 2013

Noite Afro 2013, nesta sexta, com muitas atrações em São Francisco

A Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana promove a "Noite Afro 2013". O evento é gratuito e acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro Cultural Barracão, em Gargaú.
A programação é em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, momento em que a sociedade brasileira faz uma reflexão sobre a igualdade e importância do negro no desenvolvimento da nação. 

A abertura acontece dia 22, às 14h, com exposição de máscaras africanas, produzidas por escolas do município, vestimentas de Orixás e esculturas do Quilombo de Barrinha. Após, tem oficina de máscaras africanas. Ainda neste dia, no período noturno, apresentação do vídeo Cemitério de pretos novos em Manguinhos, produzido por alunos do CIEP 470 Celso Martins Cordeiro.

No sábado, a programação começa mais cedo, às 12h, com almoço e apresentação musical de grupo de pagode. A diversão prossegue durante a tarde com roda de capoeira às 14h; oficina de abayomi que é arte de fazer bonecos africanos com tiras de retalhos, às 16h. À noite, a partir das 19h10, apresentação de capoeira, seguida da Mana Chica de Gargaú. O jantar será às 21h20 e após apresentação do jongo do Quilombo de Barrinha e jonguinho da comunidade Quilombola de Deserto Feliz

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Edson Martins, o evento tem o intuito de preservar e promover a cultura afro de São Francisco. "A cultura africana é muito rica. Este evento serve como 
memorial por agradecimento a tudo que este povo nos deixou como herança cultural," relatou.

Ascom - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...