terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rio Paraíba sobe 20 cm e fica 35 cm acima do nível de transbordo

Depois de retirar as famílias em risco da comunidade da Ilha do Cunha, a Defesa Civil de Campos concentra esforços no monitoramento não só do Rio Paraíba, mas também do Muriaé, para saber o volume de água que ainda deve chegar a Campos. Atualmente com 9,95m,  de acordo com a primeira medição desta terça-feira (31), não há previsão de que as águas atinjam outras comunidades e os esforços estão concentrados na Ilha do Cunha. Foi o que disse, na manhã desta terça-feira (31), o comandante adjunto da Defesa Civil em Campos, Major Edson Pessanha.

Na tarde desta segunda-feira(30), as equipes da Defesa Civil de Campos começaram a retirar as famílias da Ilha do Cunha e levaram para a Escola Municipal Castelo Branco, na Pecuária. Felizmente, contrariando as expectativas do comandante adjunto, de que na manhã desta terça, toda a comunidade estaria inundada somente mais duas famílias foram atingidas e deverão ser removidas. 

O que elevou o nível do Rio Paraíba do Sul foi não só a vazão de águas de uma represa na Ilha dos Pombos, em Carmo, na região serrana do Estado do Rio, na tarde desta segunda, mas também as chuvas na zona da Mata Mineira que alteraram o nível de afluentes do Muriaé, como o Rio Pomba e o Rio Carangola.

Questionado sobre a retirada das famílias da Ilha do Cunha 10 dias depois de voltarem pra casa, o comandante adjunto da Defesa Civil de Campos informou que vários fatores influenciaram para que estas famílias voltassem pra casa. 

“Os moradores da Ilha do Cunha voltaram pra casa no dia 20 de janeiro, e agora estão tendo que sair novamente, e infelizmente até que eles saiam em definitivo deste local, vai ser assim. A Prefeitura até tem casas para receber todos os moradores, mas são vários fatores que influenciam nesta questão”, concluiu.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...