segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chuvas: 300 moradores estão desalojados em Nova Friburgo

TV Globo / Reprodução

Cerca de 300 moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana, deixaram suas casas preventivamente durante a madrugada desta segunda-feira(2). Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, coronel João Paulo Mori, 150 dos desalojados foram para 96 pontos de apoio montados na cidade. Até a manhã(3), a Defesa Civil municipal acionou 15 das 35 sirenes do sistema de alerta em áreas de risco. Elas ficam nas comunidades de Village, Três Irmãos, Floresta, Córrego Dantas, Duas Pedras, Olaria, Jardinlândia, Jardim Califórnia 1 e 2, Conselheiro Paulino, Floresta, Rui Sanglard, Lazaretto e Ouro Preto. O ponto mais afetado é Córrego Dantas, onde o Rio transbordou e há risco de desabamentos de encostas.

— Estamos em estado de alerta. As medidas são preventivas. Não há mortos nem casas que desmoronaram — garante Mori.

A cidade está em estado de alerta máximo, o último de uma escala de quatro níveis, desde a tarde de domingo por causa dos riscos de inundações. Mori participou, na manhã desta segunda, de uma reunião com o prefeito da cidade, Sérgio Xavier, e o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, para discutir as ações preventivas que serão tomadas na cidade por causa das chuvas. O encontro acontece na prefeitura.

Uma base de operações da Defesa Civil estadual foi montada no município para que ações preventivas sejam tomadas em decorrência das chuvas. Há agentes da Defesa Civil e 15 bombeiros militares do município, atuando com oito viaturas, dois caminhões e seis de pequeno porte, 4x4.
Seis viaturas do órgão e cerca de 20 homens foram enviados para reforçar o efetivo local, que é de 30 homens. Até a manhã desta segunda-feira foram registradas dez ocorrências sem gravidade.
De acordo com Mori, na últimas 24 horas, Friburgo já recebeu 100mm de volume de chuva.

— Continua chovendo forte, mas ainda não temos desabrigados. Os bairros com maiores riscos são Floresta e Córrego Dantas, onde o rio transbordou. Estamos aqui de prontidão, e o governo do estado já nos mandou homens e viaturas — disse.

A chuva também já provoca transtornos nas estradas.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/chuvas-300-moradores-estao-desalojados-em-nova-friburgo-3549958#ixzz1iJMeaevx
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...