domingo, 1 de janeiro de 2012

Papa Bento XVI diz que os jovens são a esperança do futuro

O Papa Bento XVI chega à Basílica de São Pedro para a primeira missa de Ano Novo

A humanidade enfrenta um desafio decisivo - educar as novas gerações na justiça e na paz, a fim de evitar as violentas tragédias do passado, disse o papa Bento XVI em sua mensagem de Ano Novo, neste domingo. O pontífice, de 84 anos, celebrou a chegada de 2012 com uma missa na Basílica de São Pedro, diante de centenas de pessoas, no dia em que o Vaticano dedica à paz mundial.

Em sua homilia dominical, o papa disse que educar os jovens sobre os valores fundamentais e virtudes são a chave para assegurar um futuro de esperança. Segundo ele, o tema deste ano -''Educando os jovens em justiça e paz'' - é uma tarefa para todas as gerações que seguiram às duas guerras mundiais no século 20 e aos outros conflitos registrados desde então.

-Educando os jovens no conhecimento da verdade, em valores fundamentais e virtudes, é olhar para o futuro com esperança -disse ele em sua homilia.

Bento XVI felicitou os jovens ao dizer que, devido à sua natureza, estão abertos ao diálogo e ao respeito mútuo, mas alertou que existe um risco de que as realidades sociais os tornem intolerantes e violentos. No entanto, previu que os jovens se converterão em construtores da paz se forem educados adequadamente.
O pontífice falou ainda das ''sombras que obscurecem o horizonte do mundo de hoje'', mas não mencinou conflitos específicos ou a crise econômica que afeta muitos países.

Como vem acontecendo desde os eventos que participa desde outubro, o papa, que se acredita ter artrite nas pernas, foi levado ao corredor central, aos pés de São Pedro, em uma plataforma móvel. O Vaticano diz que a medida é para preservar sua força, permitir que mais pessoas possam vê-lo e prevenir ataques como o da véspera de Natal de 2009, quando uma mulher se lançou contra Bento XVI e derrubou-o no chão.

Na próxima sexta-feira, festa da Epifania, Bento XVI irá consagrar os novos bispos na Basílica de São Pedro e, no domingo, vai batizar bebês na Capela Sistina.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/papa-bento-xvi-diz-que-os-jovens-sao-esperanca-do-futuro-3546435#ixzz1iDMrixs4
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...