sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Três estudantes ganham direito à revisão da redação do Enem

Três estudantes do Rio de Janeiro, todos candidatos para Medicina, conseguiram na justiça o direito à revisão da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O pedido foi aceito na última quinta-feira pela juíza federal de plantão Marcia Maria Nunes de Barros. A decisão ocorre um dia depois de um candidato de São Paulo conseguir também na justiça a revisão da sua nota de 0 para 880.

No seu texto, a juíza argumenta que a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de não conceder o direito à revisão da redação é inconstitucional e fere o princípio da ampla defesa. O advogado dos estudantes, Diogo Rezende de Almeida, contou que está sendo procurado por vários estudantes nesta sexta-feira e deve entrar com novas ações. Para ele, não é possível que a administração pública defina a vida de um candidato sem que ele possa questioná-la.


- Além de inconstitucional, a falta do direito a revisão da nota não é condizente com a democracia. Acredito que até segunda-feira as notas deverão ser revistas. Devo entrar com novas ações hoje, mas quanto mais tempo demorar, mais difícil ficará, pois o Sisu fecha no dia 12 - disse.

Bianca Peixoto, uma das estudantes que garantiu o direito a revisão, conta que ficou com 440 na redação, apesar de ter um histórico de boas notas. Ela está agora preparando o recurso que será apresentado ao Inep com a ajuda de professores. Ela conta o amigo Gabriel Zaverucha, outro beneficiado pela decisão, lhe disse que entraria na justiça e resolveu tentar também.

- Sempre tive muito boas notas na redação e tirei 440 na redação do Enem. Conversando com o Gabriel pelo Facebook, ele disse que ia entrar na Justiça e me passou o telefone do advogado dele.

As notas no Enem são utilizadas para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o Sisu começam à meia-noite deste sábado e vão até o dia 12 de janeiro. A divulgação da primeira chamada está prevista para 15 de janeiro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vestibular/tres-estudantes-ganham-direito-revisao-da-redacao-do-enem-3584827#ixzz1ihCHB9BG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...