quarta-feira, 19 de março de 2014

Padre Marcelo Rossi, Roberto Carlos e Paula Fernandes superam vendas de Anitta

Nem o "Show das poderosas" de Anitta foi páreo. Apesar de ter estourado em 2013, a cantora não conseguiu segurar as vendas de mídias físicas (CDs, DVDs etc) no Brasil em 2013. De acordo com o relatório anual divulgado pela Associação Brasileira de Produtoras de Disco, esta fatia do mercado caiu 15,5% com relação a 2012, ano em que Michel Teló emplacou sua "Ai, se eu te pego" entre as mais tocadas do mundo. Os campeões de vendas físicas em 2013 foram, respectivamente, o Padre Marcelo Rossi, o cantor Roberto Carlos (que lançou um EP de sucessos remixados), a cantora Paula Fernandes (com EP, reedição e disco ao vivo, ocupando a terceira, quarta e sexta posições) e, por fim, Anitta, em quinto lugar.

— Essa queda já era esperada. Não tivemos, no Brasil, fenômenos de venda que puxassem o mercado físico como aconteceu há dois anos, com o Teló — explica Paulo Rosa, presidente da ABPD, que reúne as maiores gravadoras em atividade no país. — Porém, já esperávamos um crescimento nas receitas digitais, que vão ganhando cada vez mais importância.

Em 2013, serviços de streaming, venda de download e a produção de material exclusivo para comercialização on-line cresceram 22,39% em relação a 2012, passando a ocupar 36,46% do mercado. Essa fatia equipara-se à média de consumo de música digital do mercado mundial, que atualmente orbita em torno dos 40%.

— Curioso é que nos mercados mais desenvolvidos, que puxam o mercado mundial, o ritmo de crescimento do mercado de download caiu nos últimos dois anos com o surgimento de outras alternativas de consumo de música online. A receita dos serviços de streaming aumentou em 51%. No Brasil, o comportamento foi diferente. O que determinou o crescimento do mercado digital foram justamente os downloads pagos, que cresceram 87,15% — compara Rosa.

Ainda de acordo com o presidente da ABPD, existe um potencial enorme no mercado brasileiro enorme para serviços de streaming por assinatura como os já existentes Rdio, Deezer, Tim Music e Napster e como o tão aguardado Spotify. Segundo Rosa, a empresa sueca já terminou suas negociações para entrar em mercado brasileiro e deve iniciar operações por aqui a qualquer momento.

— Todos esses serviços precisam ainda amadurecer no desejo do consumidor. Eles são muito atrativos do ponto de vista da utilização, são práticos, mas é preciso que a grande massa de consumidores, usuários de internet e smartphones, perceba melhor a existência desses serviços —disse, que ainda projeta a vinda de outros gigantes como o iTunes Radio e o Google Music.

Os maiores vendedores de CDs nos Brasil em 2013

1. Padre Marcelo Rossi - "Já deu tudo certo"
2. Roberto Carlos - "Remixes"
3. Paula Fernandes - "Um ser amor"
4. Paula Fernandes - "Edição especial"
5. Anitta - "Anitta"
6. Paula Fernandes - "Multishow ao vivo"
7. Luan Santana - "O nosso tempo é hoje"
8. Damares - "O maior troféu"
9. Padre Reginaldo Manzotti - "Faça-me crer"
10. One Direction - "Midnight memories"

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...