sexta-feira, 21 de março de 2014

São Francisco presente no Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul

Na tarde desta quinta-feira (20) foi realizada a primeira reunião plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul(CBH-BPS) no Auditório da UENF. 

Entre os assuntos discutidos teve grande destaque a questão da proposta do Governo de São Paulo de transposição de águas do Paraíba do Sul. Outros assuntos também foram abordados na reunião como a composição das Câmaras Técnicas, entre elas a de Recursos Hídricos, Pesca, Defesa Civil, Assuntos Legais e Institucionais, cujo o coordenador eleito durante a reunião foi o Secretário de Meio Ambiente de São Francisco, Cláudio Heringer. 

Questões como a instalação de uma Unidade de Policiamento Ambiental(UPAM) e criação de uma unidade de conservação intermunicipal entre Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana (Lagoa do Campelo) também foram analisadas pelo Comitê. Para Cláudio Heringer "desde a conquista da vaga de titular no Comitê em 2013 o município passou a atuar com credibilidade na articulação de políticas em defesa e promoção do ambiente equilibrado na região".

Sobre a proposta do Governo paulista de capitação das águas do rio Paraíba do Sul para abastecer o sistema Cantareira, a mesma foi criticada pelos membros do CBH-BPS. Para o secretário, "além dos riscos ambientais e comprometimento do abastecimento para a população é sabido que nos últimos três anos o rio vem tendo redução de sua vazão." - destacou Cláudio 

Durante o encontro o Comitê informou que haverá novas discussões em vários níveis institucionais cerca da proposta de transposição das águas Paraíba do Sul.

Ascom - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...