quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Papa aprova novas medidas contra lavagem de dinheiro

O Papa Francisco aprovou novas medidas para combater a corrupção no Vaticano, com ações que buscam a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, de acordo com o documento divulgado nesta quinta-feira. O conjunto de novas regras, aprovado por meio de um “Motu Proprio” (documento papal), parece ser uma tentativa de aumentar a vigilância sobre as atividades econômicas, assim como para colocá-las de acordo com os padrões internacionais. O decreto entrará em vigor no dia 10 e prevê ainda a criação de uma Comissão de Segurança Financeira.

O decreto faz parte de uma série de ações do Papa em resposta às denúncias de escândalo envolvendo o Banco do Vaticano.

- É uma forma de garantir que o caminho (rumo à transparência) continue - disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. - No mundo de hoje, tudo gira em torno de resistir às formas de criminalidade financeira. Temos que agir igualmente diante dos desafios para proteger a legalidade e não sermos deixados para trás.O decreto faz parte de uma série de ações do Papa em resposta às denúncias de escândalo envolvendo o Banco do Vaticano.

O Papa ressaltou que a publicação do documento dá continuidade a medidas tomadas pelo seu antecessor, Bento XVI, em 30 de dezembro de 2010, de prevenção e luta contra atividades financeiras e monetárias ilegais. O decreto vem após a Santa Sé anunciar, no mês passado, a assinatura de um acordo com a Itália sobre a troca de informações financeiras e bancárias também com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro.

A nova Comissão de Segurança Financeira poderá exigir informações a órgãos dependentes da Santa Sé, identificar medidas necessárias para a gestão e prevenção de lavagem de dinheiro.

“Desejo renovar o compromisso da Santa Sé em adotar princípios e executar instrumentos jurídicos desenvolvidos pela comunidade internacional”, explicou Francisco no “Motu Proprio”.

O Vaticano está realizando reformas em seu banco, o Instituto para Obras da Religião (IOR), cuja reputação foi marcada por três décadas de escândalos financeiros.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/papa-aprova-novas-medidas-contra-lavagem-de-dinheiro-9414867#ixzz2bOQPscid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...