sábado, 3 de agosto de 2013

Prefeitura de São Francisco concede área para instalação de UPAm

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana concedeu a liberação de uma área para instalação da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) no município, que deverá ser construída com recursos do INEA. 

O espaço mede 60 X 60 metros e fica ao lado da Estação Ecológica Estadual Guaxindiba, localizada na Unidade de Conservação do município, mais conhecida como Mata do Carvão. A parceria foi firmada durante uma reunião na sede da prefeitura, com a participação do prefeito Pedrinho Cherene, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer, do comandante da UPAm do Parque Estadual do Desengano e que tem jurisdição em São Francisco, tenente Luiz Fernando Silva dos Santos, e da chefe da Estação Ecológica Estadual Guaxindiba, Vânia Coelho. A intenção é que policiais atuem na fiscalização do município, realizem trabalhos preventivos, além de prestar apoio e suporte à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao INEA. 

A planta do projeto prevê, ainda, a implantação de um viveiro de mudas para o reflorestamento de plantas nativas da mata. O projeto irá passar pela secretaria de Planejamento e posteriormente encaminhado à Câmara dos vereadores para aprovação. 

Depois de aprovado, a previsão é que as obras do novo prédio sejam iniciadas logo após a inauguração do espaço fixo da Estação Ecológica Estadual Guaxindiba, prevista para outubro deste ano. 

- Essa iniciativa é mais um fortalecimento das parcerias do município junto aos órgãos estaduais. O que pretendemos é estarmos juntos para proteger e defender o Meio Ambiente em São Francisco - disse o prefeito Pedrinho Cherene. 

O secretário de Meio Ambiente,, Cláudio Heringer, também destacou os benefícios dessa parceria. “A instalação da UPAm será um marco para nosso município e traduz a uma verdadeira preocupação e esforço do governo municipal e estadual em prol das questões relacionadas ao nosso Meio Ambiente. Todos também poderão trabalhar mais efetivamente para beneficiar nosso ecossistema”, salientou. 

UPAm
Atualmente o Estado do Rio de Janeiro possui cinco UPAM’s fixas, uma móvel e outra fluvial, totalizando sete no território. A atuação do efetivo possibilita a otimização da prevenção e combate aos crimes ambientais, da preservação do meio ambiente, bem como das atividades de conscientização e educação ambiental através de ações sociais, como palestras voltadas para alunos de diversas escolas públicas e privadas.

Ascom - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...