sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Uenf: Melhor universidade do Estado celebra 20 anos de fundação

No bairro do Horto os prédios da cidade universitária se destacam nos traços visionários e incomparáveis de Oscar Niermeyer.  Pelos corredores da considerada melhor universidade do Estado circulam alunos de várias partes do país, que escolheram a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para estudar. Nesta sexta-feira a instituição de ensino completa 20 anos de lutas, pesquisas, conquistas e sonhos realizados.

Atualmente são 42 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, com aulas diárias ou semipresenciais. As aulas do ensino a distância são dadas em dez municípios de todo o Estado.

Em duas décadas de história mais de cinco mil e seiscentas pessoas se formaram Uenf. Atualmente outros cinco mil estudam na instituição.

“O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, facilitou para que pessoas de outras regiões do país viessem para a universidade, além dos programas de bolsas e cotas. A Uenf é considerada hoje a melhor universidade do Estado e a décima primeira do país”, disse o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas.

De acordo com o reitor o perfil da universidade foi modificado ao longo dos anos. “Há 20 anos tínhamos cursos na área da agricultura. Com o crescimento regional hoje o perfil é mais industrial por isso foram criados novas graduações e especializações, como as ciências ligadas às engenharias. Nossas graduações chegaram à média quatro no último Enade, sendo que a máxima é de cinco. Os cursos de pós-graduação têm médias entre três e cinco nacionalmente, quando a avaliação máxima também é cinco. E de cinco a sete internacionalmente”, ressaltou.

Silvério esta a frente da reitoria há dois anos. O engenheiro agrônomo e doutorado em Fitotecnia planeja melhorias para os próximo anos. “Manter a qualidade dos cursos bem avaliados, além de programas para a reforma dos demais, oferecer mais graduações e especializações, implantação do sistema acadêmico, consolidação da agência de inovação para ampliar a incubação de novas empresas, buscar por novos cursos e ampliações para Macaé e a região Noroeste, valorização dos servidores, melhorar a parte de informatização e infraestrutura da Uenf, entre outros projetos que temos em andamento”, comentou.

No final da tarde dessa quinta-feira (15) alunos e professores de projetos comunitários da Uenf fizeram apresentações de artes marciais e capoeira.

Comemoração
A partir das 9h desta sexta-feira será realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Campos em homenagem a instituição.

A partir das 14h a comemoração será no Centro de Convenções da Uenf com Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), onde o professor Helion Vargas, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) receberá a Medalha Darcy Ribeiro, a mais alta honraria concedida pela instituição. Também serão homenageados servidores, ex-reitores.

Antes da Sessão Solene do CONSUNI, será descerrada a placa que dá o nome do arquiteto Oscar Niemeyer ao Centro de Convenções e em seguida a inauguração das estátuas de bronze em homenagem a Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, esculpidas pelo artista plástico Hildebrando Lima.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...