sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Anvisa proíbe 25 alimentos da marca Nutrifam para crianças

Dezesseis dias após ter determinado a suspensão da distribuição, do comércio e uso, em todo o país, do Lote 46202 do medicamento Kollangel, fabricado pela empresa Natulab Laboratórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, ontem, a comercialização, distribuição e fabricação de 25 produtos alimentícios voltados ao público infantil.

Esses produtos são produzidos pela Nutrifam Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, de São Paulo (SP). O motivo é a falta de registro dos produtos na Anvisa. A medida está em resolução publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, com os nomes dos 25 produtos.

Entre os produtos estão sopas, sobremesas de frutas, caldo e canja da linha Nutrifam Baby, que é indicada pela empresa para crianças acima de 6 meses. Há também produtos da linha Nutrifam Crescer indicada para a fase de transição alimentar, quando a criança passa dos alimentos pastosos paras os semissólidos.

Sobre a suspensão, dia 10 de setembro, do Lote 46202 do medicamento Kollangel, fabricado pela empresa Natulab Laboratórios, a Anvisa justificou que a medida foi adotada devido à constatação de irregularidades na rotulagem do produto. Foram suspensos dois medicamentos fabricados pela Pharlab Indústria Farmacêutica.

A Anvisa explicou que todos os lotes fabricados a partir de 2010 do medicamento Loratadina D (na forma de comprimidos revestidos) estão proibidos de ser comercializados devido a uma alteração em sua fórmula sem a autorização prévia da agência. Já o Lote 012509 do medicamento Cedrilax 30 (na forma de comprimidos) apresentou desvio de qualidade em sua fabricação.

Através da mesma publicação, a Anvisa interditou ainda cautelarmente o Lote CN121046C da Solução de Cloreto de Sódio 9ml/ml, marca Nasolive, fabricado em setembro de 2012 pela empresa Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense e com validade até setembro de 2014. A interdição vale por 90 dias e se deve a resultados insatisfatórios nos ensaios de Contagem de Bactérias Aeróbias Mesófilas e Contagem de Bolores e Leveduras.

Jornal O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...