sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Autopista faz balanço de obras da BR-101 e anuncia investimentos

A Autopista Fluminense vai investir, nos próximos cinco anos, R$ 1,1 bilhão na BR-101/RJ, trecho concedido entre Niterói e a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até 2033, fim do contrato com o Governo Federal, serão investidos mais de R$ 3,3 bilhões na rodovia. A obra de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno será entregue em fevereiro de 2015.

Os dados acima foram apresentados nesta sexta-feira (06) em evento realizado para a imprensa no Centro de Controle Operacional da concessionária, no km 299 da pista Sul (sentido Niterói) da BR-101/RJ. Evento também marcou o início da Campanha Nacional de Segurança Viária da Arteris, holding que controla a Autopista Fluminense e mais oito concessionárias no Brasil.

O CEO da Abertis, Francisco Reynés, que veio ao Brasil para este evento e para um encontro com investidores, reforçou o compromisso da companhia de ter uma relação de longo prazo com o Brasil.

“A decisão de entrar no Brasil faz parte de uma estratégia de longo prazo da companhia de se focar em concessão de rodovias e ampliar sua presença geográfica. Devido a essa estratégia, a Abertis hoje é a maior operadora de rodovias do mundo, com um conhecimento profundo sobre o negócio e queremos usar toda nossa experiência para tornar a BR-101/RJ cada vez melhor. Esta rodovia é uma importante ligação para a economia, indústria e negócios. Cada investimento nosso aqui é uma contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil”, comentou Reynés.

Para David Díaz, CEO da Arteris, a companhia vive um momento de foco em realização dos investimentos. “A Arteris e suas concessionárias estão completamente focadas em realizar obras e intensificar os investimentos nas rodovias que opera. Só neste ano, vamos chegar a um total de R$ 1,4 bilhão de investimento em nossas nove concessionárias e muito deste esforço está aqui na BR-101/RJ, onde as obras de duplicação e da Avenida do Contorno terão um impacto positivo muito importante para o conforto e segurança do usuário”, finaliza David.

No evento, o Superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira, fez um balanço de obras realizadas, detalhou os trabalhos em andamento, com destaque para as intervenções da Avenida do Contorno e mostrou previsão de investimento para os próximos anos.

“Estamos vivendo um momento de trabalhos intensos com a duplicação de 101 quilômetros em andamento, previsão de início de mais 30 quilômetros nos próximos dois meses e a ampliação de capacidade da Avenida do Contorno, que vai garantir uma viagem mais rápida para quem precisa entrar e sair da capital do estado pela BR-101/RJ. Já investimos R$ 730 milhões na rodovia e os investimentos agora estão se intensificando após liberação das licenças ambientais. No momento, cerca de 1.000 profissionais trabalham nas 40 frentes de obras da concessionária”, explica Odílio.

Em termos de movimentação de cargas e passageiros, o volume diário médio de tráfego é mais alto nas proximidades de Niterói, com cerca de 90 mil veículos. Na região de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Macaé, o volume diário médio de tráfego é de 12 mil veículos. No trecho próximo à divisa com o Espírito Santo, o volume diário médio de tráfego é de seis mil veículos. O tráfego atual é composto 75% por veículos leves e 25% por veículos pesados.

Duplicação da BR-101/RJ
A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. A concessionária trabalha em dois trechos para os quais já recebeu as licenças ambientais: entre Campos dos Goytacazes (km 84) e Macaé (km 144) e entre Casimiro de Abreu (km 190) e Rio Bonito (km 261).

De Campos a Macaé
Profissionais e maquinário trabalham em 42 quilômetros de frente de obra e na pedreira localizada no acesso à cidade de Macaé - estrutura fundamental para o fornecimento de material rochoso, concreto e massa asfáltica (CBUQ). Duas pontes também estão em construção - uma sobre o rio Macabu, no km 122,6, e outra sobre o rio do Meio, no km 129,8 - além de dois trevos em desnível: um dispositivo de retorno no km 132 (Conceição de Macabu) e um viaduto no km 138,5 (entroncamento da rodovia com a RJ-182, no acesso a Carapebus e Conceição de Macabu). E mais seis novos trevos serão construídos entre a região de Campos e Macaé, nos km 92,8, km 101,1, km 113,3, km 122,1, km 125 e km 144,4. Além das obras de duplicação, no trecho entre o km 85 e o km 102, em Campos, o traçado da rodovia será corrigido e receberá melhores condições técnicas. Até o final deste ano, cerca de 20 quilômetros duplicados serão liberados ao tráfego e até março mais 15 quilômetros.

De Casimiro de Abreu a Rio Bonito
As equipes da concessionária trabalham na limpeza do terreno, supressão vegetal, terraplanagem e instalação dos dispositivos de drenagem, nas regiões de Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Sete trevos e 11 pontes novas serão construídas, com a geração de cerca de 400 empregos diretos para a comunidade local, prioritariamente. Faz parte desse trecho de obras, a região da Reserva Poço das Antas (entre o km 214 e o km 218). Os programas ambientais contidos na Licença de Instalação do IBAMA (LI) estão em implantação e as intervenções irão ocorrer às margens da pista existente, conforme as orientações da LI.

O último trecho da BR-101/RJ a ser duplicado, entre Macaé (km 144) e Casimiro de Abreu (km 190), aguarda a emissão das licenças ambientais e demais autorizações para o início das obras.

Reforço na Sinalização da Rodovia
A concessionária reforçou a sinalização de velocidade máxima permitida na rodovia e na aproximação de curvas, ao longo de toda a rodovia. Novas faixas foram pintadas e foram instalados delineadores, placas de advertência e balizadores flexíveis na faixa que separa os dois sentidos da rodovia, no km 11 (próximo ao distrito Morro do Coco) e no km 92 (em Ibitioca).

Os balizadores flexíveis reduziram para zero a ocorrência de acidentes nestes dois segmentos, no primeiro semestre de 2013. Os dispositivos ficam no eixo central da rodovia e têm como principal função demarcar e alertar os usuários quanto ao perigo da imprudência. Eles criam uma restrição lateral e fazem com que os veículos percorram as curvas dentro de sua correta trajetória, até a velocidade máxima permitida. Desta forma, os veículos não ultrapassam a faixa dupla amarela central e não invadem o sentido oposto da rodovia.

Ururau

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