sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cosme e Damião: Dia de distribuir doces e homenagear os santos médicos

Uma antiga tradição ainda mantida por moradores de São Francisco, Campos e outras cidades faz a alegria da garotada, todo dia 27 de setembro. O Dia de São Cosme e Damião. Quem nunca acordou cedo e foi pra rua ganhar essas guloseimas?

O tempo fez com que esse costume se perdesse, mas os mais antigos ainda possuem o habito de doar saquinhos de balas para crianças, seja por gosto ou promessa.

Há mais de 30 anos a comerciante Catarina Souza vende doces na área central da cidade de Campos. Na véspera do Dia de São Cosme e Damião era impossível andar pelos corredores do “Esquinão dos Doces”, porque muitos deixavam para comprar as guloseimas de última hora.

“Nesta época nossas vendas aumentam cerca de 50%. Os doces mais vendidos são pipoca doce, Maria mole, mariola, pirulitos e chicletes”, disse.

E não é que a própria comerciante também distribui os tradicionais saquinhos de doces. “Comecei há 36 anos por causa de uma promessa para o meu filho mais velho, e mantenho até hoje. E como nós trabalhamos com doces, tenho que agradecer com este gesto”, comentou.

Quem também estava enchendo o carrinho de maravilhas açucaradas era a dona Edir Azevedo, a aposentada também faz a alegria das crianças do bairro Turf.

“Não é promessa não, minha mãe também distribuía. Mas infelizmente muita gente deixou de distribuir os saquinhos ao longo dos anos”, falou.

Religiosidade
Na Igreja católica o Dia de São Cosme é Damião é comemorado no dia 26 de setembro. Já nas religiões afro-brasileiras no dia 27, e em 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

“É uma tradição histórica e está associada ao martírio, já que os dois foram executados no tempo das perseguições. A data simboliza o dia da morte, sendo um modo de homenageá-los”, explicou o Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería.

História
Cosme e Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 anos depois de Cristo. Existe a informação de que atuavam na área médica e sua santidade seria por exercer a medicina sem cobrar por isto e por terem morrido pela fé.

Existem relatos de que eles seriam originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III.

Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio, um estudou Medicina e o outro Farmácia na Síria, e depois foram praticar em Egéia. Diziam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerceram a medicina e farmácia na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anárgiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Eles teriam sido sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...