sexta-feira, 13 de setembro de 2013

São Francisco conquista vaga no Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul

São Francisco de Itabapoana obteve uma vaga de titular no Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul. (CBH-BPS). O processo que escolheu os representantes aconteceu na tarde da última quinta-feira (12), no Auditório do Hospital Veterinário do UENF.

O Município foi representado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do secretário Cláudio Heringer, que vê a conquista da vaga como uma vitória não só para o poder público, mas de toda a população.

- A responsabilidade pela defesa dos recursos hídricos deve ser compartilhada por todos. E integrar o CBH é trabalhar por melhorias na qualidade de vida da população, além de articular políticas em defesa e promoção do ambiente equilibrado na região, recursos e etc. - destacou o secretário.

A conquista da vaga no Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul garante ao município participação nas Câmaras Técnicas, entre elas a CT de recursos hídricos. "A partir de agora o município assume uma posição ativa no Comitê de Bacias Hidrográficas, deixando de ser um mero expectador como no passado", ressaltou o Secretário.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul foi instituído no dia três de março de 2009 e atua na região do Baixo Paraíba do Sul, constituída pelas bacias dos rios Muriaé, Pomba, Pirapitinga e pelo curso baixo do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro. 

Os comitês de bacia no Estado do Rio de Janeiro compõem o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, instituído pela Lei Estadual nº 3.239/1999, cujos objetivos são: dirimir, em primeira instância, eventuais conflitos relativos ao uso da água; acompanhar a Política Estadual de Recursos Hídricos; propor valores e aprovar critérios de cobrança pelo uso da água; e planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos.

Ascom - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...