segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril

João Paulo II e João XXIII
O Papa Francisco anunciou nesta segunda-feira que os beatos João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril do próximo ano. A data foi divulgada em uma celebração do consistório, reunião do papa com cardeais que ocorre no Vaticano.

Em julho, Francisco havia confirmado que os dois papas seriam declarados santos após a Igreja ter reconhecido um segundo milagre atribuído a João Paulo II, que liderou os católicos por 27 anos até sua morte, em 2005, quando foi sucedido por Bento XVI. O canonização do Papa polonês veio em tempo recorde, mas seguiu todos os passos prescritos pela Igreja.

João XXIII foi Papa de 1958 a 1963, e seu pontificado foi marcado pela realização do Concílio Vaticano II, que buscou reformar a liturgia católica e estabeleceu novas diretrizes para a Igreja com o objetivo de aproximá-la mais dos fiéis.

Durante a celebração do consistório, o Papa Francisco fez alusão, sempre em latim, às vidas de João Paulo II e de João XXIII – em seus seis meses de pontificado, ele se referiu várias vezes ao último, ressaltando a figura do "papa bom".

Em decisão inédita, Francisco surpreendeu a comunidade religiosa em 5 de julho, ao anunciar que proclamaria João XXIII santo sem esperar um milagre. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que o papa não tem dúvidas de sua santidade.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...