sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Enem: MEC vai monitorar redes sociais

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira(25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição do ano passado, 65 candidatos foram punidos após publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas em redes como Facebook, Twitter e Instagram.

“Não se enganem. Não tentem postar imagens no início do exame porque você vai ser identificado. Acredite nisso. Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado, em questões de minutos, identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento”, alertou o ministro. ​De acordo com Mercadante, uma vez que consta no edital, o candidato tem conhecimento de que a utilização de qualquer aparelho eletrônico é proibido dentro dos locais de prova. A punição, frisou, é a eliminação do candidato e a consequente anulação de seu teste.

“Ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou, ele vai desligar o celular e colocar no saco qualquer equipamento eletrônico”, disse o ministro, lembrando que calculadoras, tablets, MP3 players e afins também são proibidos.

Orientações
O ministro da Educação recomendou que os candidatos tenham tranquilidade e se preparem para chegar aos locais de prova com antecedência. Segundo Mercadante, não será permitida, em qualquer hipótese, a entrada nas salas após o fechamento dos portões, marcada para as 13h do horário de Brasília. O ministro lembrou que candidatos que farão a prova em Estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.

“É muito importante que os estudantes cheguem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que não foram precavidos e chegaram atrasados”, afirmo

Mercadante também lembrou que os candidatos só poderão sair da sala duas horas após o início das provas. “Nós tivemos muito trabalho para fazer as provas, então o candidato vai ter de ficar um tempo na sala antes de querer sair”, disse. Para sair com o caderno de provas, só quando faltar 30 minutos para o fim dos testes. “Se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, só poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame”, lembrou o ministro.

Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...