quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Obras da duplicação da BR 101 prosseguem e previsão é para 2017

Representantes da Autopista Fluminense (que administra a BR 101) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estiveram na tarde desta terça-feira (08) na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacaes para uma audiência pública. Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas a duplicação da rodovia, colocação de radares e sinalização na mesma, além do novo contorno que passará sobre a cidade. 

De acordo com a Autopista, está previsto para o ano que vem uma porção bastante expressiva da rodovia já duplicada. A obra completa deve ficar pronta em 2017.

“Nós iniciamos há dois anos a duplicação da BR 101, entre o Km 102 e o Km 144. Vamos entregar esse ano cerca de 20 Kms, e no início do ano que vem até o final do primeiro trimestre, mais 12 Kms” adiantou o diretor superintende da concessionária, Adílio Ferreira. 

Vereadores; sociedade civil organizada; representantes da Polícia Rodoviária Federal e Militar; Corpo de Bombeiros, além de representantes do poder público também compareceram a sessão, que foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, Edson Batista. “Aqui é o fórum para discussões, onde nós temos de apresentar soluções para que nossa cidade possa avançar ainda mais. É inaceitável conviver com um número tão alto de acidentes e mortes na BR 101”, disse Edson.

Autor do requerimento para realização da sessão, o vereador Magal (PR) começou as discussões apresentando um vídeo com imagens impactantes de vários acidentes ocorridos na BR 101.

“Além de ser a rodovia da morte, você ainda tem de pagar para morrer. Hoje, nós estamos aqui para pedir socorro a vocês [Autopista e ANTT] para que agilize o quanto antes essa duplicação, cujas intervenções estão lentas demais. Por falta de responsabilidade, o Governo Federal abandonou a rodovia federal de nosso país. Agora estamos contando os dias e os quilômetros de avanço das obras na BR 101”, ressaltou o parlamentar acrescentando as reivindicações solicitadas às entidades presentes:

“Nós estamos pedindo agilidade na duplicação, sinalização eletrônica com urgência, retirada de um ponto de pedágio de dentro do município, já que Campos possui duas praças de pedágio, uma em Guandu e outra em Serrinha; redução de 50% do valor dos pedágios até que a duplicação fique pronta ou ter o cupom fiscal valendo por 24 horas”, pontuou Magal.

Segundo Adílio, não houve atrasos nas obras. “Tudo que nós tínhamos definido junto a ANTT, diante do nosso contrato de concessão, nós estamos cumprindo e vamos entregar essa primeira etapa, que tinha previsão de conclusão para 2021, em 2017. Ela teve de ser antecipada em função de dificuldades que tivemos com relação ao licenciamento da primeira etapa, entre o Km 190 e Km 261. Nós entendemos a necessidade e por isso invertemos a ordem da duplicação, e hoje estamos trabalhando do Km 102 até o Km 144, e provavelmente este ano ainda ou no inicio do ano que vem, vamos iniciar a parte de correção do traçado entre o Km 84 e o Km 102”, explicou o diretor superintendente que acrescentou: 

“E estamos terminando o processo de licenciamento entre o Km 144 e o Km 190. Vamos protocolar o Eia Rima [Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)] no final do mês de novembro deste ano, para darmos início a essa obra. Paralelamente, estamos trabalhando entre o Km 190, na região de Rio Dourado, no trevo que dá acesso a Rio das Ostras e Rio Bonito, com previsão de conclusão nos próximos três anos”.

ANTT contesta a Autopista e diz que houve atrasos nas intervenções
O chefe de fiscalização da ANTT, Marcelo Vargas, informou que as obras estão em andamento e a previsão é de que um trecho, cerca de 20 Km, seja entregue ainda este ano. “Estamos com várias frentes de obras. Três trevos estão em pleno vapor: o Km 169, em Macaé, que já está praticamente pronto; Km 138, em Carapebus e o Km 132, retorno também pertencente a Carapebus. Vamos começar em breve o Km 125, em Quissamã” mencionou Vargas adiantando que serão instaladas ainda 23 faixas de radares em 16 locais [pontos críticos].

O representante da ANTT comentou que a concessionária que administra a BR 101 foi penalizada, em Brasília, pela inexecução da obra. “Foi aberto um processo onde gerou a multa. A Autopista assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e agora estão seguindo o prazo determinado para realização das obras. A previsão é de que toda obra, entre o Km 85, em Campos e o Km 261 fiquem prontos até 2017”, informou Marcelo afirmando que com a duplicação, irá diminuir consideravelmente os índices de colisões frontais na rodovia.

Praças de Pedágio
A definição das praças de pedágio é contratual do Programa de Exploração de Rodovias, segundo informou o diretor superintendente da Autopista, Adílio Ferreira. “Nós temos cinco praças de pedágio ao longo de toda rodovia, são 320 Kms e isso dá uma média de 64 Km por cada praça de pedágio. O município de Campos tem 123 Kms cortando a rodovia, dessa forma, ele é o que tem a maior porção de praças de pedágio, e da mesma forma, é o que recebe maior valor de ISS (Imposto Sobre Serviços) na arrecadação, não só das praças como também das obras desenvolvidas nela”.

Contorno sobre Campos
“Estamos dando entrada no processo de licenciamento junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). É um processo lento, mas que está em andamento”, informou Adílio.

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