segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Moradores deixam casas após dique se romper em Cardoso Moreira

Moradores da localidade de Outeiro, em Cardoso Moreira, começaram a deixar suas casas na noite de domingo (8) depois que um dique se rompeu no fim da tarde do mesmo dia.
Cerca de 900 pessoas que vivem no local deverão ficar desalojadas pela invasão das águas do Córrego da Onça, segundo informou, na noite de domingo, Henrique Oliveira, secretário de Defesa Civil de Campos, cidade vizinha onde também houve o rompimento de um dique na quinta-feira (5).
Equipes da Defesa Civil estadual e da Defesa Civil de Campos ajudam, na manhã desta segunda-feira (9), na remoção das famílias, que devem ser levadas para abrigos improvisados em escolas ou para casas de parentes. Barracas de acampamento também foram enviadas ao local para fazer abrigos de emergência num morro próximo ao local. Durante a madrugada, choveu bastante na região. A previsão é que em 24 horas a localidade de Outeiro esteja debaixo de água.


O secretário de Campos explicou que, antes de chegar às casas, as águas do Córrego da Onça deverão invadir uma grande área de pastagem e demorarão a atingir as moradias, o que poderá acontecer nesta manhã.


Henrique Oliveira disse que a Defesa Civil de Campos, a pedido da prefeitura de Cardoso Moreira, estava ajudando a reforçar o dique, que é de pequenas proporções, feito de terra e pedras pela Usina do Outeiro, de cana-de-açúcar, que fica no local.
"Na segunda-feira vamos mandar mais caminhões e agentes da Defesa Civil para ajudar a reforçar o dique", explicou o secretário no domingo.
Segundo disse, a localidade de Outeiro, embora seja no município de Cardoso Moreira, fica vizinha à localidade de Três Vendas, em Campos, alagada pelo rompimento de um  trecho da BR-356, que funciona como um dique para as águas do Rio Muriaé. A inundação em Três Vendas acabou atingindo o Córrego da Onça e o dique não suportou a pressão da água, explicou o secretário.
Nível dos Rios Ururaí e Paraíba do Sul sobem novamente


O secretário municipal de defesa civil de Campos, Henrique Oliveira, informou no início da noite deste domingo (8), a reportagem do UOL que a forte chuva da noite de ontem sábado (7), novamente provocou o aumento do nível do Rio Muriaé que banha toda região norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. O Rio Paraíba do Sul também já subiu 9,22 centímetros e a previsão e de subir ainda mais nas próximas horas.


Segundo o secretário, há previsão de muita chuva para este domingo em toda região e a situação pode ser agravar ainda mais, principalmente, porque em muitas cidades da região sudeste chove bastante e boa parte dessa água vai desembocar na cabeceira do Rio Paraíba do Sul. A Defesa Civil vai continuar fazendo a medição de hora em hora e manter-se em alerta máxima.


"Nas últimas horas, o Rio Ururaí, também na região de Campos voltou a subir e já encontra na cota de 3.40 metros, sendo que a cota para transbordar e de 3.80. A situação está preocupante, temos que acompanhar essa evolução, estamos em alerta" diz o secretário. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, faz apelo a moradores de Três Vendas: "O tempo de sair é agora" diz. Ela fez esse pedido no final da tarde deste domingo (8), para as 500 famílias de Três Vendas que ainda insistem em permanecer em cima das lajes, apesar de a todo instante serem orientadas a irem para os abrigos municipais.

G1.com - Fotos: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...