terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Banheiro público agora se chama Unidade de Fornecimento de Alívio

A prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira(26), em fase de testes, um novo modelo de mictório público gratuito. A chamada Unidade de Fornecimento de Alívio (UFA) é aberta, sem portas ou pias para lavar as mãos, e foi instalado na Central do Brasil para atender ao grande fluxo de pedestres na região. O modelo, cedido pela iniciativa privada, custou 19.000 reais, e integra um projeto piloto que poderá ser estendido a outras partes da cidade.

O equipamento não utiliza água e está diretamente ligado à rede municipal de esgoto. Um sistema de válvulas e filtros impede que o mau cheiro da tubulação afete a área do mictório. Todo feito em inox, o modelo é anti-depredação e passará por três limpezas diárias, feitas pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb).

Nesta primeira fase, apenas o banheiro masculino foi instalado. Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, a escolha aconteceu após um levantamento da prefeitura nas estatísticas de Carnaval - este ano, mais de 800 pessoas foram presas no Rio por urinarem na rua.

"Banheiros públicos são uma necessidade da cidade, e verificamos que, nessa história, os homens são mais mal educados. Implantar banheiros é fácil, difícil é operar os equipamentos. Este tem baixo custo de manutenção, e se a população participar, iremos mapear outros pontos da cidade para a instalação", afirmou Belchior.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...