domingo, 10 de fevereiro de 2013

Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel são destaques no segundo dia do carnaval em São Paulo

A Mocidade Alegre veio com o enredo "A sedução me fez provar, me entregar a tentação... Da versão original, qual será o final?"
Com desfiles bastante coloridos e corretos tecnicamente, as escolas de samba Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel levantaram na madrugada deste domingo o público do Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, e deixaram a avenida do samba como favoritas no segundo dia do carnaval de São Paulo. Em uma apresentação acompanhada de fogos de artifícios, a Gaviões da Fiel levou para a passarela a história da propaganda no Brasil, com o publicitário Washington Olivetto e o locutor Osmar Santos como destaques. A atual campeã do carnaval de São Paulo, que desfilou na sequência da Gaviões da Fiel, não deixou por menos. Com uma torcida animada, estimulada pelas paradinhas da bateria, a Mocidade Alegre abusou das plumas e tecidos e convidou a plateia a desfrutar os mais proibidos pecados bíblicos.
Carro alegórico 'assopra' papel picado por corneta durante desfile da Mocidade Alegre
Segunda escola de samba a desfilar na madrugada de domingo, a Gaviões da Fiel foi recebida com palmas, sinalizadores, assovios e gritos na passarela do samba. Com o enredo “Ser Fiel é a alma do negócio”, a agremiação ainda enalteceu os feitos do Corinthians no ano passado, quando ganhou o Mundial de Clubes e a Libertadores da América. Com 25 alas, uma delas composta por cadeirantes, a escola trouxe um carro alegórico em homenagem ao animador Chacrinha, onde, além de Olivetto, estava o goleiro Cássio, atual ídolo e ovacionado pela fiel torcida. Madrinha de bateria, a apresentadora Sabrina Sato também foi um dos destaques.

- Nossa intenção foi retribuir o que o Corinthians nos propiciou no fim do ano - disse o presidente da escola de samba, Antônio Alan Souza Silva.

O carro abre-alas da Gaviões representou o funcionamento de uma agência publicitária
Em um desfile sem falhas, a Mocidade Alegre convidou as arquibancadas do Sambódromo do Anhembi a refletirem sobre as fantasias criadas pelo homem para fugir da realidade. O enredo, uma viagem ao mundo da sedução e imaginação, levantou o público na passarela do samba e retratou contos e histórias presentes no inconsciente coletivo. A comissão de frente, uma versão sombria da história de Adão e Eva, fazia corte a um abre-alas no qual uma grande cobra oferecia ao público a maçã do pecado original. Em uma outra releitura bíblica, a segunda alegoria mostrava o paraíso como uma grande casa noturna, no qual os anjos ouviam walkman enquanto tocavam harpas. Nas alas seguintes, histórias do imaginário infantil foram lembradas, como Chapeuzinho Vermelho e Alice no País das Maravilhas.
Ala da Gaviões, que contou a história da propaganda em seu enredo
Em um show à parte, a bateria da escola de samba inovou com paradinhas curtas e longas. Com trajes verdes e roxos, os músicos se misturavam durante o desfile, dando aspecto de movimento à bateria da agremiação. Com uma corte de dançarinos de breakdance, a rainha Alice Oliveira ensaiou passos de hip hop e funk na passarela do samba e, levando ao pé da letra o posto que ocupa, tocou uma bateria improvisada em sua passagem pelo Sambódromo do Anhembi. Há onze na Mocidade Independente, ela conta que é pelo segundo ano consecutivo rainha e elogia o fato da escola valorizar nomes da própria comunidade

- Eu sou cria da escola e eu fico muito orgulhosa dela valorizar e priorizar nomes da comunidade. É uma honra estar à frente de uma bateria com a qualidade desta - afirmou.

Um enredo similar ao da Mocidade Alegre teve a Tom Maior, que falou do prazer. A comissão de frente ousou, provocando o público com peças íntimas rodadas no dedo e colocadas entre os dentes dos integrantes, além de um portal para o parque dos desejos. Um outro carro trouxe em suas paredes posições do Kama Sutra. Além disso, a escola lembrou de Vênus, a deusa do amor, na ala das baianas, e de Sigmund Freud, pai da psicanálise. Com passos do sucesso "Gangnam Style", a Vila Maria homenageou a Coréia do Sul e levou à avenida do samba cerca de 300 descendentes do país asiático. Com leques e plumas, a escola de samba lembrou da culinária exótica da nação, que inclui insetos, e nacionalizou a personagem coreana Pucca, representada com uma cesta de frutas na cabeça numa alusão à cantora Carmem Miranda.

Outra escola a colorir e empolgar o Sambódromo do Anhembi foi a Acadêmicos do Tucuruvi, que homenageou o centenário de Amácio Mazzaropi, completado em 2012. Com um desfile tecnicamente correto, a agremiação trouxe o circo, o rádio, o teatro e o cinema para a avenida do samba. Os destaques foram a comissão de frente formada por palhaços malabaristas e os carros alegóricos com sósias do humorista. O samba-enredo, cantado por boa parte do Sambódromo do Anhembi, citava vários filmes do eterno Jeca, entre eles "O Puritano da Rua Augusta" e "O Corintiano". Com um enredo sobre a cura, a Império da Casa Verde contou a história da medicina, relembrando os tratamentos desenvolvidos no Egito, na China e na África. A bateria da escola de samba, toda enfaixada em ataduras, chamou a atenção do público.

Com um enredo sobre as igualdades, a Nêne de Vila Matilde abriu o segundo dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi. Em 22 alas, a escola de samba pintou a passarela do samba de azul e dourado, as cores da agremiação, e contou a história de luta do povo brasileiro pela conquista da igualdade de direitos. As cinco alegorias representaram desde a chegada dos escravos ao país, passando pela Proclamação da República e chegando à conquista da Presidência da República por uma mulher. A ala que homenageou a presidente Dilma Rousseff foi formada por militantes do PT de São Paulo. No papel de Antônio Conselheiro, o diretor José Celso Martinez Corrêa foi um dos destaques da escola de samba, que recriou a Guerra de Canudos em pleno Sambódromo do Anhembi. A apresentadora Adriana Bombom, musa da bateria da escola de samba, foi uma das mais aplaudidas durante o desfile.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/carnaval-2013/mocidade-alegre-gavioes-da-fiel-sao-destaques-no-segundo-dia-do-carnaval-em-sp-7541704#ixzz2KWYNejNd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...