quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

São Francisco presente no Seminário de Apoio à Gestão Ambiental

Representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer, São Francisco de Itabapoana participou do 1º Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, promovido na última terça-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Na oportunidade o secretário sanfranciscano apresentou ao secretário de Estado, Carlos Minc, um breve diagnóstico da política ambiental a ser implantada no município, bem como as dificuldades enfrentadas pela nova administração nessa área.

Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Seminário contou com a participação de 86 municípios, representados por prefeitos e secretários municipais de meio ambiente. Em pauta, assuntos relacionados à gestão do lixo, saneamento básico, reciclagem, arborização urbana, ICMS-verde, educação ambiental, entre outros.

- Os desafios são muitos, já que possuímos uma Secretaria com muitas deficiências e cuja política ambiental se resumia à realização de serviço de poda e jardinagem das áreas públicas. Isso sem contar a inexistência de conselho, Fundo de Meio Ambiente, convênios técnicos, parcerias, capacitação, ações básicas e que não foram efetivadas na gestão passada. Estamos fazendo um grande esforço em nossa gestão e começando literalmente do zero – destacou Heringer.

Durante o encontro foi discutido, ainda, o programa de certificação ambiental Ambiente +, que premiará com recursos financeiros os municípios fluminenses que promoverem ações voltadas à proteção e recuperação ambiental. A participação das prefeituras é voluntária, mediante a assinatura de um termo de adesão, e a premiação é proveniente da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), que deverá ser investida pelos municípios nas melhorias da gestão ambiental.

- Buscaremos preencher os pré-requisitos com objetivo de aderir a esse importante programa, que poderá nos auxiliar com recurso na promoção de ações que venham a atender às necessidades e carências do nosso município no que diz respeito ao meio ambiente – finalizou o secretário, acrescentando que está em fase de implantação o grupamento da Guarda Ambiental, visando dotar o município de estrutura de fiscalização, justamente um dos critérios avaliados no programa.

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...