sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde prepara esquema especial de atendimento para o feriado de carnaval em São Francisco

O Carnaval é uma festa popular conhecida em todo o mundo. Em São Francisco, todos os anos, o município recebe um grande número de turistas e a cidade quer estar preparada para suprir as emergências médicas que se fizerem necessárias. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde liberou elaborou um esquema especial de funcionamento dos postos de saúde e Hospital, bem como a dinâmica de trabalho das ambulâncias, durante o feriado.

Os postos de Saúde de Barra do Itabapoana, Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Santa Clara, São Francisco e Sossego vão funcionar 24 horas para eventuais necessidades de atendimento. A localidade de Santa Clara, além do funcionamento do posto ainda vai receber um ônibus que funcionará 24 horas, com o apoio de um enfermeiro e um técnico de enfermagem e uma ambulância para casos que não puderem ser resolvidos no local. 

O Hospital Municipal Manoel Carola vai realizar atendimento normalmente com o plantão diário de médicos. Além disso, o resgate e as ambulâncias vão estar à disposição através do 192 para fazer o transporte de pacientes e atender a emergências.

A secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados que se fazem necessários para os foliões e adeptos de um carnaval saudável. É importante preparar o corpo antes do carnaval e aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão. Comer carnes magras, com pouca gordura e sal e não esquecer de beber bastante líquido, especialmente água. O protetor solar, fator mínimo15, é também um importante aliado à saúde.

O secretário de Saúde, Jayme Tinoco Netto, adverte também sobre os perigos do acúmulo de lixo. "É importante curtirmos o carnaval, mas sem dengue. Não deixar água acumulada, tampar as caixas d`água e não jogar lixos nas ruas ou acumulados no quintal são passos essenciais para não permitirmos a proliferação da doença," informou o secretário que alertou ainda sobre o cuidado no uso excessivo de bebidas alcoólicas. "As emergências médicas desse período muitas vezes acontecem por uso excessivo de bebidas alcoólicas. Vamos aproveitar a festa, mas com responsabilidade," completou. 

Durante esse período, o número de pessoas contaminadas com as doenças sexualmente transmissíveis aumenta. É vital o uso de preservativo para evitar esse problema.

Abaixo, segue a relação dos postos e dos telefones de contato:Barra do Itabapoana - (22) 2789-6309
Gargaú - (22) 2789-7456
Guaxindiba - (22) 2727-2827
Hospital Manoel Carola - (22) 2789-0606 ou 2789-0631
Praça João Pessoa - (22) 2789-5325
Santa Clara - (22) 2727-1244
Resgate - 192

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...