quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em reunião com sacerdotes, Papa Bento XVI pede renovação da Igreja

PAPA BENTO XVI: HUMILDADE E COERÊNCIA


O papa Bento XVI se reuniu nesta quinta-feira na Sala Paulo VI com os sacerdotes da diocese de Roma, uma reunião que estava já prevista, mas que adquire um significado maior já que será a última vez em que se reúne com eles antes de renunciar ao pontificado, no dia 28 deste mês. Os bispos auxiliares da diocese e as centenas de sacerdotes o receberam com aplausos, vivas ao papa e outras mostras de carinho.

Joseph Ratzinger entrou apoiado em um bastão, enquanto os aplausos se mesclavam com o canto Tu sei Petrus (Tu és Pedro). Bento XVI respondeu com um largo sorriso e agradecendo várias vezes pelas demonstrações de carinho. A reunião é o chamado "diálogo informal" com o clero da diocese de Roma para conversar sobre a experiência de Bento XVI no Concílio Vaticano II.

Aos membros do clero, o papa pediu para que os religiosos trabalhem pela renovação da Igreja Católica. Para tanto, apelou ao espírito reformista do Concílio Vaticano II, um marco na modernização litúrgica e doutrinal da Igreja, ocorrido nos anos 60, sob comando do papa João XXIII. "Temos de trabalhar para a realização verdadeira do Concílio e para a verdadeira renovação da Igreja", afirmou o papa.

Em um vídeo divulgado pela imprensa italiana após o início da reunião, o papa disse que deve ficar em isolamento, longe dos olhares públicos, após deixar o papado no final do mês. "Estou me retirando para rezar, mas estarei sempre perto de todos vocês e tenho certeza que vocês estarão perto de mim, mesmo se eu permanecer escondido do mundo", disse ele, em declaração de improviso a padres da diocese de Roma. "Hoje, em consequência da minha idade, não pude preparar um grande discurso", afirmou.

Na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI surpreendeu o mundo com a notícia de que deixaria o pontificado ao fim daquele mês. Em latim, durante um consistório para a canonização de dois mártires no Vaticano, o pontífice, de 85 anos, afirmou que estava renunciando devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...