sábado, 16 de março de 2013

Bispo de Campos acredita na aproximação entre o novo papa e o Brasil

O mundo conheceu a última quarta-feira (13) o sucessor do Papa Emérito Bento XVI, que foi escolhido por cardeais na Basílica de São Pedro, em Roma. Argentino, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, era arcebispo de Buenos Aires, sendo nomeado por João Paulo II, cardeal em 2001. O novo Papa já celebrou sua primeira missa e chamou os fiéis a viverem a palavra de Deus.

Em entrevista, o Bispo de Campos, Dom Roberto Ferrería, se mostrou satisfeito com a escolha do papa. “Acredito em sua origem, até porque os papas anteriores eram europeus e por conhecer um pouco de sua trajetória, acredito que ele se aproximará dos mais pobres, procurando divulgar a nova evangelização”, disse Dom Roberto.

A grande dúvida que cerca a sociedade, em relação ao Francisco I — nome escolhido por ele ao ser eleito papa — é se haverá alguma mudança na igreja católica, assunto que já vem sendo discutido há algum tempo pelos integrantes da religião.

“Certamente haverá uma mudança na igreja católica, já que um dos grandes desafios do papa será a evangelização dos jovens. Seu perfil é de contato com o povo, sendo um dos objetivos, entender um pouco mais da linguagem dos jovens”, declarou o Bispo.

Questionado sobre a aproximação do pontífice com o Brasil, já que ele é de origem Argentina, tendo uma linguagem mais fácil com os brasileiros, o Bispo disse que acredita nesta aproximação, já que Francisco já foi à Aparecida do Norte e sabe os problemas que o País enfrenta.

Quem é Francisco I ?
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, em uma modesta família de origem italiana. Entrou em 1958 na Companhia de Jesus e foi ordenado padre em 1969. Fez a profissão perpétua em 1973. Foi mestre de noviços e professor de Teologia.

O nome do cardeal argentino não aparecia entre os mais cotados antes e durante o conclave, que reuniu 115 cardeais por dois dias.

Bergoglio celebrou nesta quinta-feira (14) a primeira missa como papa eleito, formal e simples, sem os paramentos e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito.

Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...