segunda-feira, 11 de março de 2013

São Francisco dá início oficialmente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana deu início oficialmente, neste final de semana, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento foi realizado no Colégio Estadual São Francisco de Paula e prosseguiu durante o dia inteiro. A formação vai durar dois anos, com carga horária de 120h por ano para os alfabetizadores.

O encontro teve o tema “Informação e Transformação”. O programa é um compromisso firmado pelos estados e municípios com o Governo Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O evento contou com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, da secretária de Educação, Kátia Regina dos Santos, da secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, da conselheira tu
telar Soraia Teixeira, além de gestores, merendeiras, professores e diretores da rede municipal de ensino.
Na abertura foi realizada a apresentação das equipes de orientadores que irão ministrar as aulas. Em seguida os participantes foram divididos pela escolaridade do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Nessas oficinas foram apresentados slides e vídeos informativos, palestras sobre a importância do programa, do alfabetizador, currículo, alfabetização e letramento. Todas as oficinas foram dinamizadas e interativas. Os participantes receberam um kit contendo diversos itens entre eles pasta, caderno e apostila.

Na oportunidade, também foi realizado o 1º curso de capacitação para as merendeiras. A oficina foi ministrada pela nutricionista do departamento de nutrição escolar, Juliana Cardoso. No curso foram destacadas noções básicas de alimentação, armazenamento de alimentos, higienização, porcionamentos, entre outros.

Esse encontro teve duração de 8h. No próximo sábado (16), será realizado a continuidade da formação dos alfabetizadores. A previsão é de que aconteça das 8h às 12h, no mesmo espaço.


- Este Pacto extrapola as salas de aula, porque o governo quer além. Para isso precisamos andar juntos, pois a nossa rede de ensino está crescendo. Hoje temos mais de 8400 alunos. Será a metodologia do professor que vai levar o aluno ao verdadeiro aprendizado”, orientou a secretária de Educação, Kátia Regina que também disse que está percorrendo as escolas para verificar as demandas.

O prefeito Pedrinho Cherene também falou da importância do programa para os estudantes. “Cada aluno traz uma influência de sua vida para a escola, e, são os professores que estão em contato permanente com esses alunos. Vamos nos esforçar para aproveitar o máximo dessa formação. Desta forma iremos alcançar a meta deste programa que é alfabetizar definitivamente na idade certa”, ressaltou o prefeito, ressaltando que fará investimentos nas escolas.

- Temos dificuldades sim, mas isso não deve nos impedir de parar no caminho. Queremos investir na escola, pois ela é patrimônio de todos. Já estamos elaborando um projeto piloto para construir em cada escola uma quadra coberta para as práticas esportivas. Também temos a intenção de melhorar a infraestrutura dos prédios que necessitam e solicitar a construção de outras também”, antecipou o prefeito.

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...