quinta-feira, 21 de março de 2013

Guarda Ambiental de São Francisco recebe aula prática na Mata do Carvão

Os formandos que irão integrar a Guarda Ambiental de São Francisco de Itabapoana receberam, na manhã da última quarta-feira (20), uma parte da aula prática dentro da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, popularmente conhecida como Mata do Carvão. A iniciativa faz parte do programa de capacitação para que os 17 integrantes vivenciem e conheçam melhor o ecossistema local.

Acompanharam os alunos a equipe da Estação Ecológica de Guaxindiba-INEA e Marcelo Matos, instrutor da Guarda Ambiental de Campos dos Goytacazes. 

Debaixo de uma forte chuva, os alunos percorreram mais de duas horas dentro da Unidade de Conservação. Todos puderam conhecer o habitat natural dos animais, a mata nativa como a sapucaia, peroba e a pindaíba  Os alunos foram orientados sobre preservação ecológica, procedimentos de abordagens, fauna, flora, entre outros.

"A intenção é fazer com que os futuros membros da Guarda também criem resistência física e habilidade dentro da mata, para futuras ações de fiscalização", disse o instrutor Marcelo Matos.
A mata é a única Unidade de Conservação do município. Possui 1.260 hectares de floresta nativa, que são monitorados pela Estação Ecológica de Guaxindidiba/INEA.
 
Segundo informações da chefe da Estação, Vânia Coelho, a Mata do Carvão é o maior fragmento da Mata Atlântica em área plana do Estado do Rio de Janeiro. 

- É importante que os futuros membros da Guarda Ambiental estejam bem familiarizados com o ecossistema local. Essa iniciativa só pode acontecer graças às parcerias que estão nos ajudando nesse processo de aprendizagem dos formandos - comentou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer.

Processo do curso de capacitação - As aulas prosseguem no Horto municipal de Campos d
os Goytacazes com previsão de término nesta sexta-feira (22). A capacitação tem duração de 120h. 

Na próxima segunda-feira (25/03) será aplicada a última prova escrita. O resultado sairá no dia posterior. Após o cumprimento dessas etapas será programada a formatura do novo efetivo.
Ascom - SFI

Um comentário:

  1. julio boa noite é com imenso orgulho que escrevo para vc, pois esse servidores passaram por treinamentos e teorias para que hj pudessem atuar de forma plena, ate pq foram formados pelo GAM de Campos e como estamos vendo o de campos é bem atuante na vida dos munícipes, porem fiquei sabendo por integrantes do GAM SFI que o sec de meio ambiente sr claudio hering não deixa dar um passo se quer sozinho, pois o mesmo se acha dono do GAM SFI, acho que ele vai responde por improbidade administrativa e prevaricação pois o GAM SFI se for acionado e não conseguir entrar em contato com o mesmo não vai poder atuar então quem que responde pelo dano ambiental? O grupamento ambiental de SFI ou o secretario que não foi localizado e não deixou o gam atuar naquele momento ou ambos por prevaricação diante de um dano maior que atinge a coletividade?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...