terça-feira, 5 de março de 2013

Capela Sistina é fechada para a preparação do conclave

Capela Sistina
No segundo dia de reuniões pré-conclave, o percurso dos Museus do Vaticano que inclui a Capela Sistina, o Apartamento Borgia e a Coleção de Arte Religiosa Contemporânea foi fechado para o público às 13h (locais) nesta terça-feira. É na Capela Sistina que ocorrem as votações para a eleição do Papa. Será a 25ª vez que o local, decorado com afrescos de Michelangelo e outros importantes artistas do Renascimento, vai ser utilizado para as votações. Em mensagem, os cardeais enviaram agradecimento ao Papa Emérito Bento XVI, que permanece em Castelgandolfo desde sua renúncia na quinta-feira passada.

Assinado pelo cardeal decano Angelo Sodano, o texto foi lido pelo porta-voz do Vaticano Federico Lombardi nesta terça-feira. Na mensagem, os cardeais enviaram um “devoto cumprimento expressando gratidão pelo iluminado ministério petrino e pelo exemplo que foi dado de uma generosa preocupação pastoral pelo bem da Igreja e do mundo”.

Os membros do Colégio Cardinalício pediram ao Papa Emérito para rezar por eles e por toda a Igreja e disseram que o gesto “representa o reconhecimento de toda a Igreja pelo incansável trabalho na vinha do Senhor”.Assinado pelo cardeal decano Angelo Sodano, o texto foi lido pelo porta-voz do Vaticano Federico Lombardi nesta terça-feira. Na mensagem, os cardeais enviaram um “devoto cumprimento expressando gratidão pelo iluminado ministério petrino e pelo exemplo que foi dado de uma generosa preocupação pastoral pelo bem da Igreja e do mundo”.

Os cardeais se encontraram nesta terça-feira para a terceira reunião preparatória do conclave que elegerá o futuro Pontífice. Dos 115 religiosos com direito a voto, 110 já estão no Vaticano. Ainda devem chegar outros cinco a Roma: Antonios Naguib, do Egito, Karl Lehmann, da Alemanha, Tong Hon, da China, Pham Minh Man, do Vietnã, e Kazimierz Nycz, da Polônia. A data para o início das eleições só pode ser fixada com a presença de todos os eleitores na Santa Sé.

Durante a coletiva de imprensa, Lombardi afirmou que ainda é cedo para prever a data do início do conclave:

- Os cardeais querem refletir bem para entender, aprofundar. O fato de que não tenha congregações hoje e amanhã demonstra isso. Os cardeais querem entender, ter tempo disponível, sem apressar as coisas - acrescentou.

Os cardeais concordaram que hoje e quarta-feira haverá apenas uma congregação por dia, o que permitirá aos religiosos outros momentos de reflexão pessoal e de conversas entre si.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/capela-sistina-fechada-para-preparacao-do-conclave-7744181#ixzz2Mg1GOcOi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...