segunda-feira, 25 de março de 2013

Papa Francisco passará de papamóvel pela Praia de Copacabana em julho

O primeiro ato oficial do Papa Francisco no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será uma cerimônia na Praia do Leme, no dia 25 de julho, a partir das 16h. Será também o primeiro contato do Pontífice com a multidão na cidade. O Papa argentino chegará de helicóptero ao Forte de Copacabana e seguirá de papamóvel pela Avenida Atlântica até o palco que será montado no Leme. A passagem do Papa pela Praia de Copacabana e a celebração chamada de cerimônia de acolhida do Sumo Pontífice devem atrair de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas, como estima a organização do evento.

— O Papa Francisco vai passar com papamóvel no meio dos jovens. Ele deve chegar pelo Forte de Copacabana e vai atravessar de papamóvel a Avenida Atlântica — afirma o Padre Renato Martins, diretor de Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio.

Os Atos Centrais são os principais eventos da JMJ, que contarão, na sua maioria, com a presença do Papa. Devido ao carisma de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, a organização do evento refez os cálculos de público. Inicialmente, com o Papa Bento XVI, esperava-se um milhão de pessoas na Praia de Copacabana para a cerimônia do dia 25. O número de fiéis durante toda a Jornada deve crescer em meio milhão, podendo chegar a 2,5 milhões.

Padre Renato explica que telões instalados ao longo da Praia de Copacabana transmitirão o percurso do Papa Francisco e a celebração de acolhida, que terá a participação de jovens do mundo todo.

— A partir das 16h nós teremos atividades no palco principal. Haverá apresentações artísticas e shows com cantores católicos do Brasil e do mundo. No momento da chegada do Papa começará a ser tocada uma música, e o foco passará a ser o deslocamento dele, com o Papa passando no meio dos jovens — adianta o Padre Renato.

Com a sua chegada ao palco, terá início uma apresentação especial do Brasil e do Rio de Janeiro ao novo Papa.

— E jovens do mundo inteiro vão acolher o Papa com apresentações artísticas promovidas pelas delegações — completa o diretor de Atos Centrais da JMJ.

A passagem do papamóvel pela Praia de Copacabana fazia parte da agenda de Bento XVI no Rio. Até o momento, não houve alteração da programação principal do Papa no Rio. Os Atos Centrais compreendem cinco grandes eventos. Três serão em Copacabana: a missa presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, sem a presença do Papa, no dia 23; a cerimônia de acolhida, no dia 25, e a Via-Sacra, no dia 26, ambos com o Pontífice. Os outros dois ocorrerão no Campus Fidei, em Guaratiba, com a participação do Papa: a Vigília e a Missa de Envio, que marca o encerramento da JMJ e o anúncio da próxima cidade sede.

A organização da Jornada aguarda, no entanto, mudanças na agenda de Atos Especiais, que envolvem encontros com autoridades e visitas. As alterações são esperadas para até o final de abril e a expectativa é de que a programação fora dos Atos Centrais seja mais ampla do que anteriormente previsto para o antecessor do Papa Francisco.

— A agenda anterior (com o Papa Bento XVI) já estava fechada. Era uma agenda muito restrita. Mas o Papa Francisco já demonstra conhecer mais o Rio de Janeiro e sua a realidade — diz o Padre Renato, acrescentando que o ponto alto da Jornada será a Vigília, em Guaratiba, quando o Papa reunirá os peregrinos numa noite de oração. — O ponto máximo da Jornada é a Vigília, que vai ser em Guaratiba no sábado. Será o grande momento, com maior número de jovens. Esperamos mais pessoas do que em Copacabana. Estamos trabalhando com um número de 2,5 milhões.

A Arquidiocese do Rio convidou o Papa para uma celebração aos pés do Cristo Redentor, ato que deverá fazer parte do programa da Jornada. Na sua primeira missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no último domingo, o religioso confirmou a viagem ao Rio em julho:

“Estou ansioso pelo próximo mês de julho no Rio de Janeiro. Verei vocês naquela fantástica cidade no Brasil”, disse o Papa ao fim de seu discurso, ressaltando que o encontro no Rio será “um sinal de fé para o mundo inteiro”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/papa-francisco-passara-de-papamovel-pela-praia-de-copacabana-em-julho-7940360#ixzz2Ob21Crnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...