quarta-feira, 20 de março de 2013

Uenf e Prefeitura de São Francisco em parceria por aperfeiçoamento e profissionalização do produtor

Um pacote de minicursos para os produtores rurais de São Francisco do Itabapoana (SFI). Este foi o primeiro fruto concreto da visita que o prefeito de SFI, Pedrinho Cherene (PSC), fez à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) nesta semana. A ideia partiu do reitor Silvério de Paiva Freitas, que se inspirou na experiência sucedida da Semana do Produtor Rural na Uenf, que ocorre anualmente.

Além do benefício imediato, os cursos a serem oferecidos pela universidade poderão servir de estímulo para que os produtores busquem o caminho do aperfeiçoamento e da profissionalização. Segundo o professor Luis Humberto Castillo Estrada, há programas federais voltados para esta área, mas é fundamental que a comunidade esteja organizada.

Outras iniciativas em conjunto deverão ser desenvolvidas a médio prazo em diferentes áreas. Para viabilizá-las, a Uenf e a Prefeitura de São Francisco devem primeiramente firmar convênio guarda-chuva, que dará respaldo jurídico às ações de cooperação que forem definidas.

Acompanhado pela subsecretária municipal de Promoção Social, Renata Soares, Cherene foi inicialmente recebido pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe, e pelos professores Alcimar das Chagas Ribeiro (assessor da Pró-Reitoria) e Luis Humberto Castillo Estrada (coordenador de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA/Uenf).

O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...