sexta-feira, 8 de março de 2013

Educação: São Francisco terá 10 cursos gratuitos do Pronatec

São Francisco de Itabapoana está próximo de implantar os cursos que fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal. A expectativa é que se inicie neste semestre. Nesta primeira etapa serão oferecidos 10 cursos totalmente gratuitos.

Para discutir os preparativos para implantação dos cursos foi realizada na manhã desta sexta-feira (08/03), na Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato (AMPROAC), uma reunião com a presença da subsecretária de Promoção Social, Renata Soares Silva, da sociedade civil organizada e do coordenador de Extensão do CCTA da Universidade Estadual Fluminense (UENF) e doutor em Zootecnia, Luiz Castillo.

O PRONATEC tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece mais de 400 cursos. Todos são certificados com carga horária que, dependendo da formação, gira em média de 160h.

Durante a reunião ficou decidido, ainda, o processo de inscrição e a escolha do local para serem ministradas as aulas. Quem desejar maiores informações deve se dirigir à secretaria de Promoção Social, das 8h às 17h, ou às sedes da AMPROAC, e da Associação dos Moradores da Praia de Santa Clara (AMPRASC), todas as terças-feiras, das 13h às 16h, ou à 1ª Igreja Batista de Barra do Itabapoana.

Castillo, que também é professor, falou da importância da formação. “O curso visa conscientizar o agricultor. O abacaxi, por exemplo, poderá ser o melhor do mundo, caso o produtor queira. Basta apenas saber utilizar as técnicas necessárias. A UENF vai ensinar essa técnica. O que queremos é capacitar, pois sabemos que conhecimento é a maior riqueza de todo homem”, salientou o professor.

Depois da reunião a subsecretária Renata levou doutor Castilho para o CRAS de Valão Seco onde funcionou a antiga padaria-escola no município. Castillo ficou encantado com a estrutura e pediu a implantação imediata do curso para profissionalizar o maior número de interessados nesta área.

- O que depender da iniciativa da secretaria de Promoção Social será feito – confirmou a subsecretária.

Segue a relação dos primeiros cursos a serem ministrados:
Embutidos e Defumados;
Confeiteiro;
Horticultor Orgânico;
Inglês aplicado e Serviços Turísticos;
Agricultor Agroflorestal;
Agricultor Familiar;
Agricultor Orgânico;
Informática;
Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas, processadas por secagem e desidratação;
Produtor de queijos.

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...