quinta-feira, 14 de março de 2013

Em 1° dia como Papa, Francisco visita basílica de Nossa Senhora

Nada de limusine. O Papa Francisco chegou para rezar na Basílica de Santa Maria Maggiore em um carro comum. Sorridente, foi buscar a proteção de Nossa Senhora para o seu Pontificado. Chegou escoltado de forma discreta, entrou por uma porta lateral e ao, sair, pediu às pessoas que aguardavam à porta:

- Misericórdia, misericórdia, misericórdia.

As primeiras impressões que o Papa argentino deixa em Roma é de humildade. Pela manhã, ele tomou café calmamente com os demais cardeais e cumprimentou as pessoas na Casa Santa Marta. Ele permaneceu pouco tempo na basílica, à maior dedicada à Nossa Senhora. Ao deixar a basílica, ele acenou alegremente ao dizer “misericórdia”.- Misericórdia, misericórdia, misericórdia.

Depois, o Papa foi à pensão onde esteve hospedado na Via Scrofa até o início do conclave recolher seus pertences e pagar a conta.

- Ele queria ir pegar sua bagagem. Havia deixado tudo ali - disse o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. - Parou no escritório, cumprimentou a todos e decidiu pagar a conta para dar o bom exemplo do que os sacerdotes e bispos devem fazer.

Lombardi também confirmou que a cruz que Francisco levava na quarta-feira sobre o peito, ao ser apresentado como o novo Papa, era de prata, e não de ouro. E admitiu que as normas de segurança terão que ser “adaptadas” ao estilo do novo Papa, que até ser eleito era visto com frequência no sistema de transporte público de Buenos Aires.

O novo Pontífice deve se econtrar com o Papa Emérito Bento XVI, com quem conversou por telefone na noite de quarta-feira. Na parte da tarde, na Capela Sistina, às 17h (locais), o Papa preside a Santa Missa com os cardeais eleitores.

Nos próximos dias, a agenda de Francisco também está cheia de compromissos. Na sexta-feira, às 11h (locais), Francisco irá receber em audiência todos os cardeais na Sala Clementina. No dia seguinte, no mesmo horário, participará de audiência com jornalistas.

No domingo, o Pontífice recitará o Angelus do Apartamento Papal, às 12h (locais). Já a Santa Missa para a inauguração do Pontificado será celebrada na Praça São Pedro, na próxima terça-feira, às 9h30m (locais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...