segunda-feira, 4 de março de 2013

Pré Conclave: Falso bispo tenta se infiltrar na reunião dos cardeais

Ralph Napierski (à esquerda) com o cardeal italiano Sergio Sebiastiana: impostor conseguiu enganar seguranças por alguns momentos
Um homem disfarçado de bispo conseguiu se infiltrar entre os mais de cem cardeais que chegavam nesta segunda-feira no Vaticano para a primeira reunião preparatória do conclave que irá eleger o novo Papa. Ele usava uma corrente com um crucifixo, um cachecol roxo no lugar da faixa na cintura e uma bata com um tamanho um pouco mais curto do que o padrão. O falso bispo transitou por alguns minutos pelo Vaticano e chegou a ser fotografado com religiosos. Quando ele chegou à sala Paulo VI e se apresentou como bispo para participar da reunião, foi levado para fora da Santa Sé pela segurança entre risadas dos presentes.

O impostor foi identificado pelo jornal italiano “La Stampa” como Ralph Napierski, um hacker australiano fundador de uma fictícia congregação religiosa que se denomina Corpus Dei. Outras fontes indicavam que seria italiano. A congregação, em seu site, se diz uma ordem católica e tem uma página de vídeos onde ensina técnicas de meditação cristã e a yoga de Jesus.

Antes de a farsa ser descoberta, Napierski contou aos jornalistas que seu nome era Basilius e que era membro da Igreja Ortodoxa Italiana, que não existe. Ele criticou os bispos católicos por terem acobertado os padres acusados de pedofilia e durante o pouco tempo em que durou a encenação, aproveitou para tirar fotos com os cardeais, como o italiano Sergio Sebiastiana, que parece não ter percebido a farsa, apesar do chapéu fora do padrão usado pelo falso religioso.O impostor foi identificado pelo jornal italiano “La Stampa” como Ralph Napierski, um hacker australiano fundador de uma fictícia congregação religiosa que se denomina Corpus Dei. Outras fontes indicavam que seria italiano. A congregação, em seu site, se diz uma ordem católica e tem uma página de vídeos onde ensina técnicas de meditação cristã e a yoga de Jesus.


Nesta segunda-feira, os cardeais presentes na primeira reunião pré-conclave decidiram enviar uma mensagem ao Papa Emérito Bento XVI. A proposta foi feita pelo decano Angelo Sodano, que preside a congregação geral, e aprovada pelos demais religiosos, informou o porta-voz Federico Lombardi. Segundo a Santa Sé, 103 dos 115 cardeais necessários para o início das votações já chegaram ao Vaticano. Faltam 12 religiosos para que seja possível marcar a data do início da eleição do próximo Papa católico.

No encontro, que começou um pouco depois do horário programado, às 9h30m (5h30m no horário de Brasília), prevaleceu o clima de serenidade. A primeira reunião acontece quatro dias depois da Igreja ter entrado no período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, a data do início do conclave só será definida quando todos os eleitores estiverem presentes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-papa/falso-bispo-tenta-se-infiltrar-na-reuniao-dos-cardeais-7738499#ixzz2MbgRUnQp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...