sábado, 23 de março de 2013

Procon - São Francisco alerta população contra cobrança extra em recargas de celular

Com o considerável aumento de queixas dos consumidores locais contra alguns estabelecimentos comerciais que estariam cobrando para efetuar recargas em telefones celulares pré pagos além do valor pelos créditos, o Procon- de São Francisco de Itabapoana divulgou nesta semana, um alerta à população, reprovando a medida.

Segundo o Coordenador Executivo do Procon, Paolo Pereira, a prática é totalmente descabida, além de afrontar totalmente o Código de Defesa do Consumidor - CDC. "Essa medida praticada no município é inaceitável. Não há qualquer amparo legal que legitime a conduta desses fornecedores. O consumidor já paga pelos créditos e o comerciante já lucra com essa operação automaticamente, independente de acrescentar ao produto uma taxa extra". Afirmou Paolo Pereira.

Outro fato destacado pelo coordenador é a opção do comerciante de taxar o cliente: "Além da ilegalidade, me preocupa o desrespeito do vendedor com o seu cliente. Se o custo da operação não compensa, não a pratique. O que é impensável, após mais de 20 anos de CDC, é termos o custo caindo sempre sobre a parte mais fraca, o consumidor. É antes de tudo uma questão de cidadania, de conscientização e de respeito".

O representante do Procon destacou ainda que a ilegalidade se aplica a qualquer caso semelhante, e ressaltou que o órgão está atento a esse tipo de problema. "Estaremos sempre com a atenção redobrada a situações como essa. Em muitas oportunidades por se tratar de valor pequeno o consumidor não percebe que está sendo vítima de abuso", finalizou o Coordenador.

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...