sábado, 12 de janeiro de 2013

Cristo Redentor terá visitas limitadas durante a Jornada Mundial da Juventude

Fila para a compra do ingresso
As visitas ao Cristo Redentor durante a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, sofrerão restrições. A questão é matemática: a visitação ao monumento, um dos símbolos de devoção dos católicos e um dos principais cartões-postais do Rio, vai poder ser feita pela primeira vez 24 horas por dia desde a sua construção, há 81 anos. As datas ainda estão sendo discutidas com o comitê organizador do evento. Mas nem assim será possível receber nem 10% dos dois milhões de peregrinos esperados.

De acordo com ele, o Cristo Redentor já permaneceu aberto em ocasiões especiais até de madrugada. Mas nunca vários dias seguidos.— Para se ter uma ideia, dois milhões de pessoas representam o recorde de visitantes num único ano, alcançado em 2012. O máximo que já tivemos em uma semana foram 50 mil turistas, incluindo quem optou pelo trenzinho, por ônibus ou carros de passeio. Com o Cristo aberto 24 horas por dia, podemos chegar a 80 mil visitantes por semana. Queremos definir nas próximas semanas como vão ser as visitações, para nos prepararmos — disse o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves.

Uma das medidas que Sávio já tomou foi bloquear a venda de entradas para o Trem do Corcovado (que saem a R$ 45 para adultos) para todo o mês de julho, tanto nas bilheterias da estação do Cosme Velho, quanto em sites. A medida será mantida enquanto os últimos detalhes não são acertados com a organização da jornada. Ainda não está decidido se a empresa concederá descontos para os peregrinos oficiais. Desde já, o empresário desencoraja o turista comum a tentar visitar o Cristo durante o evento.

— Mesmo sem a Jornada Mundial da Juventude, a demanda já é enorme no dia a dia. Quem opta por comprar os tíquetes na bilheteria pode esperar horas para embarcar e visitar a imagem — reconheceu Sávio.

Nesta quarta-feira(09), o jornal, O GLOBO constatou a dificuldade. Às 14h45m, só era possível comprar ingressos para embarcar no trem das 18h20m. Atualmente, o serviço opera das 8h às 19h, com saídas a cada meia hora. A capacidade é de 345 passageiros por hora.

A logística das visitas ao Cristo é apenas um dos desafios da Jornada Mundial da Juventude. Para atender os fiéis, os organizadores vão estimular restaurantes da cidade a criarem os chamados “pratos de peregrino” — ou seja, refeições a preços módicos (cerca de R$ 15). A estratégia não é nova: os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, por exemplo, encontram ao longo do seu itinerário cardápios variados, com entrada, prato principal, sobremesa e vinho da casa. Em Roma, restaurantes nas imediações do Vaticano também oferecem refeições para peregrinos, principalmente massas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/cristo-tera-visitas-limitadas-durante-jornada-mundial-da-juventude-7277223#ixzz2HmIF8adV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...