sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prefeitura de São Francisco intensifica combate à dengue

Mesmo não tendo nenhum caso confirmado de dengue no município - apenas 10 suspeitas nas comunidades de Praça João Pessoa, Ponto de Cacimbas, Alegria dos Anjos, Guaxindiba, Travessão de Barra, Praia dos Sonhos no e Centro da cidade -, a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana já vem ampliando os esforços em relação ao combate doença.

Vários profissionais para o diagnóstico estão sendo preparados e unidades para o tratamento estão sendo montadas com foco na hidratação e medicação de possíveis pacientes. Foram conseguidos com o governo do Estado smartphones para localização e comunicação entre os agentes, que já estão trabalhando em todas as localidades para localização e combate de focos.

Nos meses de março e abril poderá haver um aumento significativo nos casos de dengue na região, devido à época de chuvas, e o retorno às aulas deixa em alerta a Secretaria de Saúde. A orientação é para que os comerciantes estejam atentos, sobretudo os donos de borracharias, materiais de construção e os funcionários de farmácias (não vender medicamentos contraindicados em suspeita de dengue).

- Precisamos da ajuda de todos para controlar os focos fazendo coisas simples, com: limpar a caixa d'água e mantê-la tampada, não esquecendodo ladrão (cano por onde sai a água quando a caixa enche); manter cobertos os locais onde a água pode ficar a cumulada, como pneus, garrafas e outros recipientes; dar dois nós nas sacolas plásticas antes de jogá-las no lixo, limpar as calhas para que não se acumule água, encher de areia até a borda os vasos de plantas eevitar qualquer outar coisa que possa se tornar um foco", destacou o secretário de Saúde, Jayme Tinoco.

O aumento das ações do combate à dengue se dá por causa do DEN-4, um subtipo incomum da dengue, responsável por vários casos confirmados em municípios da região.

Os sintomas mais comuns da dengue são: dor de cabeça, dor sobre os olhos, febre alta, dores no corpo diarreia e vômito. Já a hemorrágica pode causar sangramento nas gengivas, perda de sangue pelas fezes e, em mulheres, aumento na menstruação. Devem ser tomados cuidados especiais com os casos de risco, como: idosos, crianças com menos de 5 anos, gestantes, diabéticos, e portadores de doenças cardíacas, hemofilia, e canceres.

Ascom - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...