quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hemocentro está em situação crítica e precisando urgente de doações

Faltam menos de 20 dias para a festa de rua mais popular do Brasil e a preocupação aumenta para Hemocentro de Campos. Durante os dias de folia aumentam os números de acidentes nas estradas da região e o banco de sangue precisa estar com bolsas suficientes para atender a demanda.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, por dia são necessárias 70 doações, mas atualmente este número não passa de 30.

“O Hemocentro funciona diariamente, mas durante os feriados e período de férias diminuem muito as doações. A preocupação é que durante o carnaval aumentam o número de acidentes. As cirurgias eletivas, já estão sendo adiadas. Com o estoque que temos, estamos fazendo só os atendimentos de emergência e aquelas cirurgias que não podem ser adiadas”, disse.

O procedimento de doação é rápido e dura no máximo 15 minutos. Homens podem doar de dois em dois meses e a mulheres de três em três.

“Depois que o sangue é doado nós o centrifugamos, assim é separa as hemácias, que duram de 30 a 35 dias. Tiramos também as plaquetas que duram até cinco dias e o plasma que pode ser utilizado em dois anos. Mas existem casos como de acidentes e queimaduras em que a pessoa que vai receber a doação precisa tanto das hemácias, como das plaquetas”, explicou.

A assistente social explicou ainda que o doador que quiser pode doar apenas as plaquetas. Esse procedimento demora de 40 minutos à uma hora e o doador precisa ser homem e já doar a algum tempo.

Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

“Doar é um exercício de cidadania. O sangue é a única substância que só pode ser substituída por sangue. E pensar que um dia alguém pode precisar e você vai estar ajudando a salvar uma vida”, finalizou.

CAMPANHA

Este ano, o “Vista a Fantasia da Solidariedade” trará mais personalidades para sua tradicional campanha, que chega ao décimo ano. Eles se uniram a Luiza Brunet para que os estoques estejam abastecidos no período da folia. As musas Selminha Sorriso, Milena Nogueira, Quitéria Chagas e Viviane Araújo, que todos os anos brilham na Sapucaí desfilando pelas suas escolas de samba também estarão participando desta ação, ao lado dos atores Daniel Rocha, Mateus Solano, Alexandra Richter, Adriana Birolli, Marcos Caruso e Elke Maravilha.

Várias ações estão sendo programadas para a campanha, que só termina depois do Carnaval.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...