quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

São Francisco: Inea e Polícia Florestal combatem desmatamento na Mata do Carvão

Uma grande operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (17), na Estação Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco do Itabapoana. Técnicos do Inea, da Cicca (coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais) e o comando do Policiamento Ambiental da PM, estão trabalhando há três meses na apuração de denúncias de desmatamento ilegal na Mata do Carvão, dentro da reserva, que é uma área de preservação ambiental.

Três pessoas foram detidas, trabalhando em fornos de carvão. Próximo aos fornos foram encontrados cortes de angico e aroeira, árvores nativas, que por lei não podem ser cortadas. Em dois pontos da parte conhecida como área de amortecimento (no entorno da reserva), foram encontrados seis fornos. Na casa de um dos detidos foi encontrada uma motosserra com licença vencida e vários pássaros da fauna local, como coleiros e canários da terra.

Segundo dois dos detidos, o carvão produzido no local era vendido pra comerciantes de Rio das Ostras, mas ambos afirmaram não saber nome nem endereço desses compradores.

De acordo com a administradora da estação, Vânia Coelho, a reserva tem 3.260 hectares e que 1200 são de mata nativa. Boa parte da floresta está localizada em Área de Preservação Permanente por ser cercada naturalmente por recursos hídricos onde se destaca a vegetação de taboa entre os brejos da Floresta e Cobiça.

A estação é internacionalmente conhecida como patrimônio da humanidade pelo programa “Homem e Biosfera” da UNESCO, estando caracterizada como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

As pessoas detidas foram autuadas administrativamente e conduzidas a 147ª Delegacia Legal, em São Francisco do Itabapoana.

Um helicóptero sobrevoou a área, para detectar pontos de desmatamento. Os fornos encontrados foram destruídos.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...