segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sérgio Cabral promete mais uma vez concluir a ponte

Há pelo menos três décadas, os moradores de São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI) assistem aos capítulos da novela que conta a história da Ponte João Figueiredo, projetada para fazer a ligação entre as duas cidades. A obra chegou a sair do papel, teve seus 20 pilares construídos no rio Paraíba do Sul, mas não avançou, sendo interrompida ainda no final da década de 80. Nos anos seguintes, até o final de 2012, muitas promessas foram feitas e nada realizado. Agora, o governador do Rio, Sérgio Cabral faz mais promessas e ainda mais ousadas. Ele anunciou a publicação, ainda nesta semana, do edital de licitação de uma nova ponte – desprezando os gastos com a construção da estrutura já existente -, com a mesma finalidade.

Antes do mais recente anúncio, o edital em questão seria publicado em 12 de dezembro, como chegou a anunciar a então prefeita de São João da Barra, Carla Machado, em sua rede social, após reunião com o governador Sérgio Cabral, na capital. O esperado não ocorreu, como em vezes anteriores.

A equipe de reportagem fez contato com a assessoria de imprensa do governador, no intuito de obter resposta sobre as promessas não cumpridas e obteve como resposta apenas a indicação de que o contato deveria ser feito com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

A assessoria do órgão indicado, por sua vez, encaminhou resposta, informando que “depois de estudos voltados às questões ambientais, o DER, através de recursos junto ao Banco Mundial, na ordem de R$ 110 milhões, publica na próxima [nesta] semana, no Diário Oficial, o edital de licitação. Com 1,1 quilômetro de extensão, a nova ponte começará a ser construída em junho deste ano, não utilizando os pilares que foram previamente ajustados de uma obra passada e o prazo de conclusão é de 180 dias”.

Assim que assumiu o mandato como deputado federal mais votado do Estado do Rio de Janeiro, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) apresentou emenda de bancada juntamente com outros parlamentares, inclusive, Paulo Feijó (PR), solicitando uma verba de R$75 milhões para a conclusão da obra, que precisa de manutenção na estrutura já existente e a instalação dos tabuleiros.

DER declara que estrutura existente é inviável
O prefeito de São João da Barra, José Amaro Marins de Souza, o Neco, esteve reunido com o presidente da Fundação DER, Henrique Ribeiro, na semana passada e colocou em pauta a ponte João Figueiredo. Justificando a execução de um novo projeto, Ribeiro avaliou que “no local onde foram iniciadas as obras, no século passado, a ponte é inviável”.

Neco não está sozinho na tentativa de sensibilizar o governo estadual e ver, enfim, o antigo sonho sair do papel. Antes de assumir a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o atual prefeito, Pedrinho Cherene, manteve contato com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão. “À época, fui comunicado que a obra seria licitada em dezembro. Houve uma mudança no cronograma para março e as nossas expectativas são as melhores possíveis. Essa obra tem uma grande importância para São Francisco no que diz respeito à integração regional e ao desenvolvimento, principalmente, em decorrência do Complexo Portuário do Açu. Com a construção da ponte é provável que empresas venham se instalar em nosso município, atraindo um maior número de pessoas”, avaliou Cherene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...