terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eleição de 2014 já movimenta tabuleiro político

A eleição de 2014 já movimenta o tabuleiro político em toda região. Os três pré-candidatos ao governo do Estado, Anthony Garotinho (PR), Lindbergh Farias (PT) e Luís Fernando Pezão (PMDB), já começam a preparar suas tropas.

No caso de Garotinho, o grupo cresceu após a eleição do ano passado. O deputado federal ganhou pontos importantes como, por exemplo, Quissamã de Octávio Carneiro (PR), Italva com Leozinho do Banco (DEM), e Gegê Cantarino (PRB) em Cardoso Moreira. Além das cidades que já pertenciam ao seu grupo. Se colocando entre os favoritos nessa disputa, o deputado acredita que estará figurando o segundo turno e vem colocando o candidato de Sergio Cabral (PMDB) fora de uma eventual disputa.

Já o senador Lindbergh Farias conseguiu transmitir uma boa imagem na região durante as disputas municipais. Na região, ele conta com aliados como o vereador Marcão (PT) e ex-vereadora Odisséia Carvalho (PT), assim como a prefeita de Conceição de Macabu, Tedi, e o candidato a prefeito de Campos na ultima eleição, Makhoul Moussalem. O candidato petista espera levar alguns votos de seu concorrente direto na região. Lindbergh vem ressaltando a força de Garotinho no estado, principalmente interior.

Considerado zebra por uns e favorito por muitos, o vice-governador Pezão conta com a máquina e grande apoio na região. Entre eles estão os deputados estaduais João Peixoto (PSDC) e Roberto Henriques (PSD), os vereadores Nildo Cardoso (PMDB) e Fred Machado (PSD), além da prefeita de São João da Barra Carla Machado (PMDB). Pezão espera arrancar na hora certa e surfar na onda positiva da pacificação das favelas cariocas.

Alerj e Câmara já têm pré-candidatos
Entre as disputas de 2014, uma em especial promete ser acirrada na região. A corrida para as vagas das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No grupo governista, os possíveis pré-candidatos são: Wladimir Garotinho (PR), os vereadores Albertinho (PP) e Jorge Magal (PR).

A oposição aparece com diversas possibilidades. Entre elas estão: João Peixoto (PSDC) e Roberto Henriques (PSD) tentando a reeleição, e com as novidades Nelson Nahim (PPL), Rogério Mattoso e Rafael Diniz, ambos do PPS. A briga promete ser boa e equilibrada, o que não parece ser o caso para as vagas na Câmara Federal. Com poucos nomes revelados e sondados até agora, pouco vem se falando sobre a disputa.

Entre os aliados do casal Garotinho os nomes especulados são os de Clarissa Garotinho e Geraldo Pudim, deputados estaduais pelo PR. Além do deputado Paulo Feijó (PR), que buscará a reeleição.

Pelo grupo da oposição, quem pode aparecer com força é a prefeita Carla Machado, que tem como adversário regional, por enquanto, somente o médico petista Makhoul Moussalem.

Dilma sem ninguém para lhe incomodar
Já na disputa presidencial a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT), não tem, no momento, adversário que lhe incomode.

A presidente conseguiu costurar acordos com todas as forças políticas dos grandes estados do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, Lindbergh Farias, Sérgio Cabral e Anthony Garotinho já manifestaram seus respectivos apoios a petista. Entre os três, o único que pode abandonar o barco é Garotinho.

O PSDB, partido do principal adversário da presidente, Aécio Neves, sabe que a eleição não será nada fácil. O próprio candidato estaria pensando em 2014 como degrau para o fortalecimento de seu nome para uma próxima disputa em 2018.

Enquanto a presidente Dilma Rousseff for capaz de unir oposição e situação, seu nome segue como favorito. Aécio e Eduardo Campos (PSB) buscam ganhar alguns pontos nessa corrida, para, quem sabe, em 2018 conquistar um lugar ao sol.


Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...