sábado, 12 de novembro de 2011

Amazônia e Cataratas do Iguaçu estão entre as sete maravilhas da natureza

As duas finalistas brasileiras estão entre as sete maravilhas da natureza, segundo eleição promovida nos últimos quatro anos pela Fundação New7Wonders - a mesma que pôs o Cristo Redentor entre as sete novas maravilhas do planeta.
Amazônia

Entre as 28 finalistas, as cinco outras eleitas são a Baía de Ha-long (Vietnã), Ilha de Jeju (Coreia do Sul), Ilhas Komodo (Indonésia), Montanhas de Mesa (África do Sul) e Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas).
Cataratas do Iguaçu

A exclusão do Mar Morto desta lista provocou surpresa no mundo inteiro. Sua candidatura foi resultado de um esforço diplomático sem precedentes que uniu palestinos, jordanianos e israelenses, cujo objetivo era salvar aquele ecossistema histórico de seu desaparecimento. O desvio frequente das águas dos rios que o alimentam e a poluição excessiva estão fazendo com que o mar mais salgado do mundo sofra esta série ameaça.

O anúncio das sete maravilhas ainda é provisória. O resultado final será divulgado apenas no início do ano que vem.

Governos e personalidades se empenharam em defender suas candidaturas preferidas, de olho em ganhos econômicos, e principalmente no incremento do turismo, que a divulgação do resultado do pleito pode trazer.
O Brasil apresentou a candidatura da Amazônia ao lado de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. As Cataratas do Iguaçu, por sua vez, representam Brasil e Argentina.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...