terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudo mostra por que dieta de baixo índice glicêmico causa saciedade

Pesquisas anteriores apontavam a insulina como responsável por este efeito, mas um novo estudo traz evidências de que os hormônios intestinais é que são os responsáveis pelo controle do apetite.

Reza Norouzy, da Faculdade King de Londres, no Reino Unido, e sua equipe, compararam os efeitos de uma refeição de alto e baixo IG sobre os níveis de hormônios intestinais de 12 voluntários saudáveis. Cada participante comeu uma refeição idêntica no jantar. Pela manhã, o grupo foi dividido e parte recebeu uma refeição de alto e, a outra metade, de baixo IG no café da manhã.

Em seguida, os pesquisadores recolheram amostras de sangue a cada 30 minutos, durante 150 minutos, para medir os níveis dos hormônios insulina e peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1). O GLP-1 é um hormônio produzido pelo intestino que tem sido relacionado à sensação de saciedade.

De acordo com os resultados, os voluntários que, pela manhã, comeram a refeição de baixo IG, apresentaram níveis de insulina 30% menor e 20% maior de GLP-1, em comparação ao grupo que consumiu a refeição de alto IG. Para o autor, a comprovação do aumento nos níveis do hormônio GLP-1 é a explicação mais provável para a sensação de saciedade.

O índice glicêmico define a capacidade de um alimento em aumentar os níveis de açúcar no sangue. E, quanto mais açúcar na corrente sanguínea, maior é a produção do hormônio insulina. A insulina é responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células, onde são transformadas em energia. Em excesso, faz que o organismo produza mais gordura. Ou seja, engorda. A redução de insulina relacionada ao baixo IG explicaria por que a dieta é efetiva na perda de peso, mas não explicaria o controle de apetite.

“Nossos resultados sugerem que refeições de baixo IG levam a um sentimento de plenitude por causa do aumento dos níveis de GLP-1 no sangue. Este é um resultado importante, que fornece novas pistas sobre como o nosso apetite é regulado e oferece uma visão do motivo da saciedade. Este é um estudo preliminar, que envolve um pequeno número de pessoas. Agora precisamos expandir estes achados e olhar para os efeitos em uma coorte maior”, finaliza.



Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...