sábado, 5 de novembro de 2011

USP e estudantes assinam acordo para desocupação da reitoria

Representantes dos estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e da instituição entraram em acordo sobre a desocupação do local durante audiência de conciliação realizada neste sábado, no Fórum Hely Lopes de Meirelles, no centro da cidade. Segundo a USP, os alunos assinaram um compromisso de deixar o prédio até as 23h de segunda-feira. Caso a reintegração 
Foto: AE - Alunos da Universidade de São Paulo chegam a reunião neste sábado


A USP se comprometeu a dialogar com os estudantes, a religar a luz, a internet e a água. Os estudantes aceitaram antecipar para segunda-feira a assembleia geral, inicialmente marcada para a próxima quarta-feira.

O acordo foi mediado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública Central de São Paulo, que havia determinado a desocupação do prédio na última quinta-feira (3).Uma notificação judicial entregue no final da tarde desta sexta-feira aos estudantes determinou que os alunos que permanecem no prédio da reitoria desde a última terça-feira deixassem o local até as 17 horas de hoje. Mas com a acerto, a ação de reintegração de posse não irá ocorrer nesta tarde.Os estudantes ainda se comprometeram a limpar o local da ocupação e consertar os eventuais danos causados ao imóvel, preservando o patrimônio público com o máximo respeito, sem atos de violência e qualquer outra forma de agressividade. Depois da desocupação voluntária, com a preservação do bem público, será realizada a reunião entre a USP e os representantes dos estudantes.
Os estudantes da universidade reivindicam a revisão do convênio entre a reitoria e a Secretaria de Segurança Pública, pedindo a saída da Polícia Militar da Cidade Universitária, e a revisão dos processos administrativos contra estudantes e funcionários da universidade.
Foto: AE - Estudantes continuam ocupando o prédio da reitoria na manhã deste sábadoOs alunos estão desde quinta-feira (03) sem luz e  internet no prédio. Eles tentam ligar um gerador que há no local.
Segundo informações dos respresentanres dos alunos, eles pretendiam ocupar a reitoria até a próxima quarta-feira, para quando estava marcada uma nova assembleia.
Embora a juíza tenha, em sua decisão, afirmado que a reintegração devesse ser realizada "sem violência" e em "clima de paz", o uso da força policial estava autorizado. O prédio da reitoria da USP foi ocupado após uma assembleia de estudantes decidir pelo cancelamento de outra invasão, no prédio administrativo de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na noite de terça-feira (1). O primeiro ato ocorreu em protesto pela detenção de três estudantes que estariam fumando maconha no estacionamento na última semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...