quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Esqueceu o que foi fazer na cozinha? É natural!

Pesquisa realizada por Gabriel Radvansky, professor de Psicologia da Universidade de Notre Dame, nos EUA, revelou por que nos esquecemos o que fomos fazer na cozinha, na sala ou em qualquer outro ambiente logo que passamos pela porta. Segundo ele, entrar e sair de cômodos funciona como uma “fronteira de eventos” na nossa mente, que separa as atividades e as “arquiva”. Assim, lembrar da decisão do que íamos fazer é mais difícil porque ela foi tomada em outro local e “arquivada” junto com as outras coisas que estávamos fazendo lá.
O estudo, publicado no “Quarterly Journal of Experimental Psychology”, teve como base três experimentos. No primeiro, os voluntários, estudantes universitários, foram colocados em um ambiente virtual, tendo que selecionar um objeto numa mesa e trocar por outro em outra mesa. Radvansky verificou que os que passavam por um portal virtual tinham mais dificuldade de lembrar do objeto que deixaram na primeira mesa se atravessavam o umbral de uma porta do que os que simplesmente cruzaram de um lado para o outro do mesmo cômodo, apesar de percorrerem a mesma distância.
No segundo experimento, já em um ambiente real, os voluntários escondiam objetos escolhidos de cima de uma mesa em uma caixa e, ou cruzavam de um lado para o outro no mesmo cômodo ou passavam por um umbral. Novamente, os que passavam pela porta tinham maior dificuldade de lembrar dos objetos escolhidos.
Por fim, o terceiro experimento testou se os umbrais serviam mesmo como “fronteiras de eventos” para a mente ou se a capacidade de lembrar estava relacionada ao ambiente onde a decisão foi tomada em si. Assim, os voluntários passaram com suas caixas de objetos por diversas portas até retornar ao cômodo original. Radvansky observou que estar no mesmo ambiente em que foi tomada a decisão de escolher o que colocar na caixa não melhorou a capacidade de lembrar os objetos, como seria esperado segundo estudos anteriores.
Assim, da próxima vez que for pegar algo na geladeira e não lembrar o que era, não se preocupe: isso é natural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...