terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lula diz que não descarta disputar Presidência mais uma vez

"Assim como não tenho coragem de dizer que vou concorrer a alguma coisa em algum momento, não tenho coragem de dizer que não vou". A declaração foi dada pelo ex-presidente Lula numa reportagem publicada na edição desta semana da revista americana "The New Yorker". Na reportagem, sobre o governo Dilma, Lula, ao ser perguntado se consideraria voltar a disputar o cargo de presidente, não descarta a possibilidade.

"Não existe isso de ficar fora da política para sempre. Só a morte pode tirar um político da política para sempre. Olhe o Jimmy Carter: teve uma Presidência falha, e agora é o melhor ex-político na política. Eu o admiro. E Clinton - nunca vai perder sua importância. Então, o que vai acontecer no futuro? Eu não sei. Eu já cumpri meu papel no Brasil", diz Lula na reportagem.

Segundo o ex-presidente, "se Dilma quiser concorrer à reeleição, é o direito dela. Ninguém pode negá-lo. Só há um jeito de ela não concorrer à reeleição: se ela não quiser". Lula diz ainda que há hoje no país "muitos jovens que estão no lugar certo para concorrer à Presidência" - para afirmar, porém, em seguida, que continuará na política, e viajando por outros países. "Não nasci político. Estive fora da política até os 31 anos. Mas sei que vou morrer político. É minha vocação", disse Lula, que deu a entrevista no início de agosto, antes do diagnóstico de câncer.

Também na reportagem, Lula sublinha que, do governo FH, manteve só a responsabilidade fiscal, e que "se tivéssemos continuado as políticas de Fernando Henrique, o Brasil teria falido (...). O Brasil por muito tempo não teve política de investimento, nenhuma habilidade para gerar empregos, nenhuma política de redistribuição de renda. (...) E tive outra ideia, a ideia de que não tinha sido eleito para brigar com meu antecessor (...), então decidi governar o país".

A reportagem destaca que Lula mudou seu pensamento sobre a economia após ser presidente. "É como ser pai. Quando você é filho, você acha que seu pai tem todo o dinheiro do mundo para te dar", disse Lula, que, numa análise da relação brasileira com outras nações, afirma ainda que "o Brasil tem a chance de crescer em parceria com países como o Brasil".


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lula-diz-que-nao-descarta-disputar-presidencia-mais-uma-vez-3344087#ixzz1f6NY9DpH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...