segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seis cidades do Estado do Rio têm nível de desenvolvimento alto, diz Firjan

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que o Estado do Rio de Janeiro tem 83 de seus 92 municípios em nível de desenvolvimento moderado e seis municípios no patamar de alto desenvolvimento: Niterói, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Macaé, Volta Redonda e Angra dos Reis.

Niterói e Rio de Janeiro estão na lista dos cem maiores índices do Brasil. Apenas três municípios fluminenses foram classificados na categoria regular (Japeri, Queimados e Guapimirim) e nenhum aparece na condição de baixo desenvolvimento.

O Estado do Rio permaneceu em terceiro no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Paraná, embora seu IFDM tenha recuado de 0,8166 pontos para 0,8062 (-1,3%). Segundo a Firjan, a queda registrada foi impulsionada pela crise econômica mundial, que refletiu principalmente na geração de empregos nos estados mais industrializados. 
No caso do Rio, o IFDM Emprego e Renda caiu 5,4% em relação a 2008. A produção industrial fluminense recuou 3,8% e o mercado de trabalho reduziu o ritmo de contratações de 150 mil empregos em 2008 para 88,9 mil no ano seguinte.

Mesmo assim, o Estado manteve a classificação de alto desenvolvimento (acima de 0,8 pontos) e a segunda colocação no ranking dos estados brasileiros na vertente Emprego, com 0,8541 pontos, atrás apenas de São Paulo (0,8688).

O indicador de Educação no Estado, por sua vez, apresentou crescimento de 1,8% (0,7422 pontos), mantendo a classificação moderada (entre 0,6 e 0,8) e o 8º lugar entre os Estados.

Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela melhora nas notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009. O IFDM Saúde manteve avanço gradual, com aumento de 0,5% (0,8222 pontos), confirmando a posição de alto desenvolvimento da saúde básica fluminense e a 10ª posição entre os estados nessa área de desenvolvimento.

Dos 92 municípios fluminenses, 29 (31,5%) apresentaram crescimento do IDFM nas três áreas de desenvolvimento em 2009. Avançaram em Emprego e Renda 48 municípios, 61 em Saúde e 79 em Educação. Apenas dois municípios (5,4%), Macaé e Campo do Goytacazes, apresentaram queda nas três vertentes.



Fonte:  http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...