terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estudantes da USP poderão ser transferidos para presídios

Os estudantes detidos durante a ocupação da reitoria da USP só serão liberados se pagarem fiança, no valor de R$ 545, equivalente a um salário mínimo. Quem não pagar vai dormir na carceragem e será transferido nesta quarta-feira para o Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém II. Os estudantes estão sendo qualificados e indiciados por dano ao patrimônio e desobediência à ordem judicial.

Nesta tarde, a mãe de uma estudante presa na reintegração de posse da reitoria foi detida por desacatar um policial militar da Tropa de Choque. Ela teria ofendido o PM por ele ter repreendido um aluno que ligou o giroflex do ônibus onde os estudantes da USP aguardam para serem autuados. O veículo está estacionado no pátio do 91º Distrito Policial.

Os estudantes não foram indiciados por formação de quadrilha, como havia dito a polícia. O advogado Vandré Paladini informou que vai entrar com habeas corpus para tentar liberar os alunos detidos.

A carceragem da delegacia tem capacidade para 40 pessoas, em quatro celas. Até agora, apenas um dos 70 alunos detidos se dispôs a pagar a fiança, fixada no valor de um salário mínimo.

Policiais montaram uma barreira na entrada da delegacia, para evitar protesto de um grupo de estudantes que saiu em passeata do campus da USP. Os 70 estudantes presos - 24 mulheres e 46 homens -permaneceram em três ônibus da PM, em frente à delegacia, até que fossem fichados e indiciados. Eles deixavam o veículo em grupos de cinco pessoas, eram ouvidos, fichados pela polícia e retornavam ao ônibus.

A Polícia Militar diz que apreendeu material que poderia ser utilizado para uma possível resistência dos estudantes da USP no prédio da reitoria. Entre o material apreendido estavam sete garrafas de coquetel molotov, seis caixas de morteiro 12 tiros e um galão com cinco litros de gasolina.

Cerca de 500 alunos realizaram uma manifestação em frente aos prédios da Reitoria da USP, em protesto contra a prisão dos colegas que ocupavam o prédio da universidade. Policiais do Batalhão de Choque montaram uma barreira para garantir a ordem no local. Um helicóptero da PM sobrevoa o campus da universidade.

Em coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, o delegado disse que os estudantes vão responder a dois inquéritos paralelos. Um deles, que trata da invasão da reitoria, indicia os estudantes invasores por desobediência ao mandado judicial de reintegração de posse e dano ao patrimônio público.

No outro inquérito, os alunos irão responder pela depredação das viaturas das polícias civil e militar.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...